edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 24.5.07
Etiquetas:




Com a chegada dos dias de estio e com os mandatos autárquicos a chegarem ao seu equador, eis que paulatinamente as próximas eleições locais começam a fazer fervilhar os neurónios dos políticos elvenses.


Depois de publicamente em entrevista ao ”Linhas de Elvas”, o actual Regedor ter demonstrado que está a ponderar rumar a Évora para, em glória, terminar a sua acção governativa enquanto autarca, numa cidade onde já foi vereador da oposição, podendo assim deixar aberta a sucessão socialista à cadeira da Rua Isabel Maria Picão. Nesse cenário temos que analisar quem com ele governa o Concelho agora, pois parece improvável, que o próximo cabeça de lista do PS ao executivo municipal seja alguém sem experiência governativa.


O nº 2 no actual elenco socialista no executivo municipal é Nuno Mocinha, o mais jovem vereador, e que desempenha o cargo de Vice de Rondão, tendo ainda a seu cargo os pelouros relacionados com as Actividades Económicas, a Revisão do PDM e a Protecção Civil. Este tem demonstrado habilidade para interagir com a população e, permite-se este Velho Conselheiro, em avaliar, até esta data, como positivo o seu desempenho. Para mais, como delfim de Rondão Almeida, tem aprendido como gerir uma instituição pública e não será de esperar que, caso seja ele o nomeado para cabeça de lista nas autarquicas’09, haja alteração nas politicas económicas e sociais em curso.


Outro elemento com um peso significativo no Palácio do Regedor é Elsa Grilo, que neste mandato foi eleita, continuando a ser o braço direito do Rondão. Sob sua batuta estão a criação dos novos espaços culturais da Cidade, o Gabinete de Informação e Propaganda, a Candidatura a Património Mundial e Relações Internacionais. É uma tecnocrata exigente e eficaz que tem imprimido à área da cultura/património uma nova dinâmica com a realização de novos eventos e a afirmação dos tradicionais. Se se vier a confirmar a saída para Évora de Rondão Almeida será que esta o seguirá ou quererá ligar o seu nome a Elvas continuando o projecto, que muito acarinha, levando as Fortificações de Elvas a serem reconhecidas como Património Mundial? Na óptica deste Conselheiro ela seguirá o seu mestre. Quem perderá neste caso será o processo de candidatura à Unesco. Se resolver ficar, ou se for solicitada para permanecer na Cidade, nunca será cabeça de lista, pois o seu perfil pouco populista a penaliza.


João Vintém, um rendido à governação socialista da autarquia, vai ser um dos que quererá chegar à cadeira do poder. Até ao momento, e dentro dos seus pelouros (parece o homem dos 7 instrumentos, pois abrange desde a Juventude ao Lixo, passando pelo Reabilitação Urbana e a Saúde) tem demonstrado algumas fraquezas na gestão de algumas áreas de intervenção e um total domínio noutras. Não sendo um homem do aparelho do PS, recordemos que veio do PCP, terá que convencer os órgãos locais socialistas que é o homem que poderá substituir Rondão, se Mocinha se deixar tentar pelo sector privado. É popular mas isso não chega!


O homem do Desporto e principalmente da Administração Geral e Financeira, José Bagorro, será com certeza, se assim o entender, o nº 2 das listas em 2009. Discreto mas reconhecido pela população será uma boa carta no baralho do PS no jogo autárquico’09.


A segunda mulher no executivo é Vitória Branco que neste mandato se tem eclipsado, sem o sol do Turismo e Cultura, mas continuando, e muito bem, a ser a responsável municipal pelas festas e bailaricos do Concelho. Mas não só, são também seus pelouros a Área Social, a Educação e a Habitação Social. 2009 será a hora da saída para esta autarca que se tem dedicado ao Concelho e que muitas simpatias tem conseguido entre todos os sectores da população.


Para além dos activos não podemos esquecer Pedro Barrena, ele que decidiu repousar e esperar pela saída de Rondão para regressar nas autárquicas’09 e lutar por ser ele o ocupante do gabinete presidencial de Elvas, tem carisma e simpatia dentro da estrutura socialista.


Os dois já anunciados candidatos a Regedor em Elvas são Rondão Almeida pelo PS, caso não seja requisitado para Évora, e Tiago Abreu do CDS-PP.
Este último foi cabeça de lista em 2005 à Assembleia Municipal pela coligação PPD-PSD / CDS – PP, e aquando da sua recente reeleição para Presidente do Populares Elvenses, afirmou que é sua intenção apresentar-se em 2009 em listas próprias. Recordar que a direita tem colocado pelo menos um vereador no executivo enquanto coligada, frente a Rondão Almeida, e que deste modo corre-se o risco de se dividirem os votos não alcançando o número suficiente para colocar um elemento na Rua Isabel Maria Picão. Tiago Abreu tem sido um dos mais activos na oposição, eclipsando inclusive o seu Vereador eleito, e poderá querer medir o peso da sua constante contribuição para a política Elvense concorrendo a Regedor. Esta circunstância pré anunciada pelo PP será com certeza reavaliada e ponderada tendo em conta o candidato que o PS apresentar em Elvas.


Quanto ao PSD, que apesar de ter contribuído para a eleição de um vereador, tem-se protegido na penumbra do silêncio, deixando o Regedor governar, tendo inclusive Eurico Candeias declarado que Rondão Almeida é o melhor Regedor que Elvas podia ter! Com adversários políticos assim não é de estranhar que Candeias tenha sido nomeado Vereador d’ O Elvas CAD! Não acredita este Velho Conselheiro que o PSD apresente Eurico Candeias como cabeça de lista em 2009, tanto mais que se baralham diversos nomes para apresentar aos Elvenses nas próximas autárquicas.


À esquerda do PS em Elvas restam os mais resistentes que não foram engolidos pela onda socialista que tem sabido recolher apoios à esquerda e maioritariamente no centro do eleitorado elvense. A CDU surgirá de novo com o candidato sindicalista fazendo um discurso tradicional enquanto que o Bloco de Esquerda terá que avançar com uma candidatura ao executivo, depois da primeira experiência em 2005 que os levou a eleger um deputado na Assembleia.


Em definitiva a politica em Elvas está pendente do que José Rondão Almeida decida fazer!

9 comentários:

Anónimo disse...

João Paiva seria um bom candidato à Câmara de Elvas pelo PSD. Falha em alguns pontos mas tudo se deve à sua inexperiencia politica. Sabe intervir de forma educada e cordial, mas falha por assumir um papel de opositor de Rondão quando assume publicamente que não pretende ser candidato.
João Paiva seria uma boa aposta se corrigisse alguns erros, mas para isso terá que assumir que quer chegar ao "Palácio do Regedor". Se não pretende entrar na corrida não se chegue à frente, deixe os confrontos políticos com Rondão para o futuro candidato do PSD.

Anónimo disse...

Penso que são apenas meras conjunturas o que vem sendo descrito nos Blogs da nossa cidade.
Rondão de Almeida em Évora não tem qualquer cabimento, e estoi ciente que o próprio terminará com toda a naturalidade o seu percurso autárquico por Elvas.
Trocar Elvas penso que só por Lisboa. Ser deputado da nação, depois do trabalho realizado, será o lugar mais adequado, um culminar de carreira mais tranquilo.
Quanto aos restantes aspirantes, muito coisa poderá passar, muitas peças poderão ser jogadas, não só dentro do Partido Socialista, como nos restantes partidos locais.
Quem há uma dezena de anos e meia, se diria que Rondão de Almeida seria presidente da Câmara?
A análise realizada pelo nosso Conselheiro está correcta, mas muita água poderá correr por debaixo da ponte, se calhar, o que deverá ser o mais certo, assistir-se-á a uma pulverização de candidaturas dos entre nomeados, se todos quiserem, claro ser candidatos.
O cocktail que o actual elenco camário é formado é muito profiquo a essa dispersão, e a despartidarização, e passagens ao estauto de independentes, pode, concerteza, ser a mais forte realidade de futuro.

Anónimo disse...

Rondão continuará a ser candidato pelo P.S.!já viram o homem ir para algum lado onde possa perder????é claro que vai deixar mais uma vez tristes os vereadores Mocinha,Grilo,e Vintem que vão continuar como o «burro» sempre atraz da cenoura mas não a conseguem comer!!!!a C.D.U.vai certamente apoiar um histórico assim como o B.E.;do C.D.S.já sabemos que o Tiago prepara-sa para concorrer e têr a maior derrota eleitoral de sempre!o P.S.D. é claro que não pode apoiar o mano Eurico pois este mais parece um vereador da maioria,é claro que que tambem não será um tal de Góis que está em Lisboa.Resta saber se o escolhido é algum nome da estrutura local......

Anónimo disse...

O k o Ze esta a insinuar esta semana é k o Rondão vai pa presidente do Alentejo!!!

Anónimo disse...

O primeiro anónimo escolheu um candidato para o PSD que eu só ouvi falar através de uma trapalhada que ouve na Assembleia municipal, parece que o homem meteu os pés pelas mãos e o regedor despachou em grande velocidade e pelo que me apercebi,pela RR o homem foi muito mal tratado pelo regedor.
Se é para perder, este serve, é mais um paraquedista mas espero que haja bom senso dos militantes do PSD e escolham um jovem e têm lá muitos e bons e não um reformado da idade do ouro e mais a mais não é de Elvas.

Anónimo disse...

É verdade o PSD "tem-se protegido na penumbra do silêncio" quando falam ou entra mosca ou sai asneira.
Estão a fazer um grande mal ao partido e deviam demitir-se todos, eleitos e comissão politica eles foram eleitos não para se protegerem até ás proximas eleições mas sim, para defenderem o programa politico que propuseram ao eleitorado.

Anónimo disse...

O amigo Tiago Abreu gosta mto de dizer estas coisas sob anonimato!!!!(13hoo de 28 Maio)....querias dividir para conseguires reinar.............talvez só se os outros forem anjinhos.

Tiago Abreu disse...

?????? O amigo anónimo é que tenta passar que comentários anónimos são meus. Talvez seja o mesmo anónimo para lançar a confusão, mas olhe, senhora vereadora, não vá por ai. O que escrevo assino, ao contrário de V. Exª.

Anónimo disse...

Nunca tinha assistida a uma tão má análise do elenco camarário. Sr Zé está a prestar um péssimo serviço com este texto. Ou será que aguarda, também, ser convidado para o próximo "cartaz" eleitoral sob a batuta do actual presidente da CME?

Search