edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 16.4.07
Etiquetas:

São Brás e São Lourenço é uma freguesia do Concelho, que ocupa 47,57 km² de área tendo 1946 habitantes (censos 2001). Densidade: 40,9 h/km². Resulta pois da anexação das duas antigas freguesias de S. Brás da Várzea e de S. Lourenço no sec. XIX. Esta freguesia tem vários aglomerados populacionais Calçadinha, Varche, Fonte Santa, Malvar, Aldeia da Parteira, Aldeia da Farinha, Boa Vista, Olho de Porco (Aldeia do Pombal) e Portado Alto. Com o crescimento da Cidade de Elvas, as novas urbanizações a oeste da Cidade encontram-se já na sua área, pelo que num futuro será esta mais uma das freguesias urbanas com um vasto território rural.


No seu território encontramos alguns bons exemplos da arquitectura religiosa popular: Igreja de S. Brás, Igreja de S. Lourenço, Capela de S. Pedro das Vinhas, bem como o mais conhecido monumento de Elvas, o Aqueduto da Amoreira, com o Chafariz d'El Rei anexo ao mesmo.
Constituída por inúmeras hortas e quintas, são várias as referências bibliográficas que nos relatam a existência destes locais desde o séc. XV/XVI, época da qual data a Igreja de S. Brás de Varche, com posteriores ampliações no sec. XVII.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro conselheiro:
Tenho referencias que Olho de Porco e Aldeia do Pombal são uma e a mesma coisa... a ultima não passa de uma designação mais "rafinée" da primeira

Ze de Mello disse...

Obrigado pela ajuda!
Fica a retificação!

Anónimo disse...

De rectificação em rectificação
vamos andando...
Assim se escreve bom português.

Search