edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 13.4.07
Etiquetas:


Nos últimos dias o grande tema de conversa entre os Elvenses tem sido a instalação da televisão por cabo no Centro Histórico e a retirada das antenas.
Como o Regedor anunciou aos microfones das rádios locais a instalação é totalmente gratuíta agora e doravante, sendo apenas solicitada a colaboração na retirada das antenas hertezianas da cobertura das habitações. Quanto aos canais que serão oferecidos em sinal aberto aos residentes resolveu este Velho Conselheiro inquerir a autarquia dado as informações vinculadas pelos orgãos de comunicação social serem imprecisas sobre o tema. Assim foi-nos respondido que:

  1. os proprietários nada pagam pela instalação do sistema de televisão por cabo nas suas casas e pelo serviço de nove canais de televisão (os portugueses RTP1, RTP2, SIC e TVI; e os espanhóis, TVE1, TVE2, Antena 3, Cuatro e Tele 5);

  2. cada proprietário pode optar por deixar apenas colocar a tomada dentro de casa, por deixar colocar a tomada e permitir aos técnicos sintonizar estes nove canais no seu televisor, ou simplesmente não autorizar a entrada dos técnicos nem a instalação do serviço; esta escolha é livre;

  3. a retirada das antenas nos telhados é da responsabilidade de quem ali as colocou, os proprietários ou residentes.

Fica assim garantida a continuação do visionamento dos canais nacionais espanhóis, com excepção da Sexta (o da "bola") e dos canais locais e regionais que começaram a emitir recentemente.

Por outro lado a iniciativa, louvável, da Junta de Freguesia de Caia e S. Pedro que colaborará na sua área de território na retirada das velhas antenas dos telhados, aos cidadãos eleitores na área da referida, que sejam portadores do Cartão da Idade de Ouro.

Junto ao pedido de informação sobre os canais que seriam distribuídos pela TVCabo em sinal aberto foi também entregue uma proposta por este Velho Conselheiro de forma a que exista um acompanhamento aos cidadãos mais idosos aquando do "ataque de marketing" por parte da concessionária da televisão por cabo.

Quanto ao futuro fica ainda a esperança de ver algumas antenas de operadores de telecomunicações serem também irradicadas do coração da Cidade que ser quer Monumental, nomeadamente a que se encontra no futuro miradouro do Castelo, a das imediações do Trem e a dos CTT.

1 comentários:

Anónimo disse...

É bom que não digam uma coisa no comunicado e outra na radio.
Sr Zé tenho em meu poder um comunicado que só garante que vamos ficar a ver os canais portugueses; parece que o regedor disse na radio que também se ficavam a ver os generalistas espanhóis se assim é, para que o povo não tenha duvidas, é bom fazer outro comunicado escrito a garantir que se vão ver todos os canais generalistas espanhois e me parece que toda a gente vai colaborar com a camara, eu vou.

Search