edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 6.3.07

Texto enviado por Endovelico Bronconcios.

Para os lados do Palácio do Regedor as águas andam agitadas, não sei se por causa das alterações climatéricas, mas a água já está a levantar muitas ondas. No entanto até o barco chegar a bom porto muita mais água ainda vai correr por de baixo da " ponte ".
Fala-se do concurso internacional para a "Concessão da Exploração e Gestão dos Sistemas de Distribuição de Água para Consumo Público e de Recolha de Efluentes do Concelho de Elvas " muito bem , não sei se repararam mas fala-se em concessão .
Mas afinal o que é uma concessão, nestas coisas e para não me enganar e não enganar ninguém, gosto de me socorrer do dicionário on line de Português, e o que reza o mesmo em relação a concessão é o seguinte; acção de conceder, permissão, licença, mercê, favor, privilégio que o governo dá a particulares, a companhias ou a empresas, para a exploração de serviços de utilidade pública ou particular.
Em conclusão, e para que todos nós nos entendamos, do que estamos a falar é em alugar algo por um período de tempo previamente estipulado e em contrapartida recebemos uma renda por esse aluguer , basicamente é isto.
Podemos alugar casas, comércios, e até bares. Vamos ao exemplo dos bares das sociedades recreativas. É publicado um concurso, ganha a "melhor proposta "em principio, e depois vêm as chatices. O preço que a direcção quer para a bica colide com o preço pretendido pelo concessionário da concessão, e aí começa todo um processo de negociação para ver se chegam a acordo, mas a concessão já é do concessionário.
Mas aqui não estamos a falar de um simples bar de uma qualquer sociedade deste país, estamos a falar de um serviço público .
Realmente a futura situação é muito mais cómoda do que a actual, por agora ouvem-se criticas que o Regedor nada faz, que prometeu mas que continua tudo na mesma, se quero tomar banho tem que ser ás 5 da manhã , etc.
Depois da " Concessão " não confundir com "Privatização", as realidades vão ser muito mais cómodas de gerir, pois já temos alguém em quem "bater", e sendo assim já ficamos bem na fotografia, porque a partir desse dia a culpa passa a ser da Aqua Lia .
Realmente mais um negócio das arábias, investem-se uns milhões de Euros a reforçar a conduta principal que vem da barragem do Caia, o caudal vai aumentar, com a feitura da nova estação também a pressão de fornecimento irá ser maior, enfim estão criadas as condições para podermos alugar a "coisa ".
Mas fala-se de água, mas não nos podemos esquecer dos " Efluentes ", porque no que diz respeito aos esgotos a situação ainda é mais pacifica, não existem ETARES dignas desse nome, portanto não há dores de cabeça, e as ratazanas que existem cada vez em maior número até dão uma ajuda na limpeza dos mesmos .
Como algo que é alugado, com o passar do tempo vai-se degradando e deteriorando, e cabe sempre ao senhorio conservar o que é seu pois por isso recebe uma renda .
Sem querer fazer futurologia, lá vem mais um negócio que mais parece uma negociata, lá estamos a arranjar mais uma pesada herança para as gerações vindouras, porque o dono da "coisa " é o mesmo, e quando houver que fazer investimentos em infra-estruturas lá está o palácio do Regedor a pagar com o nosso dinheiro, e a Aqua Lia a executar, como vulgo se diz " como a dois carrinhos ".
Aqui estamos nós neste país em que nada acontece aos colarinhos brancos, e a ver a banda passar .

0 comentários:

Search