edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 17.2.07

Nas minhas voltas por este mundo electrónico, fui em busca de uma palavra que vi no ano de 2005, e tornei a ver no ano passado de 2006 num stand na Expo S. Mateus em Elvas , tendo ficado intrigado com o seu significado , e também o porquê desse stand ser em 2006 maior e melhor que no ano de 2005.

Procurei no dicionário " on-line " de Português e não encontrei nada . Então tentei decompor a palavra em duas , e eis que assim se fez luz , e os resultados foram deveras curiosos , eles aqui estão .

Aqua , palavra original que dá um certo ar de importância aristocrática a quem a pronuncia , e que significa misturar com água , diluir , regar, adquirir, aguamento , adoecer por ter desejado qualquer alimento ou gulodice que não pode obter

Lia , palavra com duas silabas , que significa borras, cinza , sedimento , o bagaço donde se faz a água pé.
É realmente engraçado as voltas que o mundo dá , duas palavras que nada dizem , e que têm significados deveras curiosos .

Analisemos

Aqua - misturar com água , misturar o quê , podridão , corrupção ,favoritismo , porque diluir a podridão a corrupção e o favoritismo na água não se consegue. No entanto com o querer ter mais , talvez alguém possa vir a adoecer, porque a gulodice é mais do que muita.

Lia – Borras de um café mal coado , cinzas da honestidade que já não existe , sedimento de uma água que até já poderá estar conspurcada .

Não desisti , e com os célebres motores de busca , finalmente encontrei a palavra que tinha visto na Expo S. Mateus 2005/2006 - Aqualia.

E o que é ou quem é a Aqualia . É deveras interessante o que é que uma Empresa de origem catalã fundada em 1900 em Barcelona fazia com um stand nas Expo's S. Mateus em Elvas . Um pouco de história não faz mal porque estas informações estão disponíveis on line .Em 1911 começa a sua actividade no campo dos serviços públicos ,em 1944 em Madrid é fundada a CONSTRUCIONES E CONTRATAS o tal gigante espanhol das obras públicas e não só , em 2001 já têm um volume de negócios de 5.173 milhões de Euros , em 2002 adquire a sua actual denominação , exerce a sua actividade na zona centro , norte , sul , este de Espanha , e espante-se Zona Europa/Extremadura . Dá realmente que pensar o que é que esta empresa fazia nos anos de 2005/2006 com um stand na Expo São Mateus em Elvas , estaria já a expandir os seus negócios na Zona Europa/Extremadura , ou será que têm nos seus quadros algum vidente que previu a privatização da água nesta zona da Europa , ou terá havido algum Espírito Santo de Orelha fruto da colaboração existente desde 2003/2004 com a Zona Europa/Extremadura .

Lembram-se de uma fotografia publicada por um semanário de Elvas , sobre a colocação de uma boca de incêndios na Praça da República , é uma fotografia deveras curiosa .

Talvez até tenha algum significado o porquê de alguém ter dito num momento de honestidade verbal , " PREFIRO SER UM BAIRRO DE BADAJOZ A SER PORTUGUÊS ".

Texto enviado por Endovelico Bronconcios

3 comentários:

Anónimo disse...

Para que o ENDO saiba essa empreza alem de se estar a dar a conhecer em certames o nome e atividade, tambem tem sido magnanima e atribuido alguns subsidios ou feito alguma publicidade, em instituições desportivas e não só.
Seria uma surpreza que não fosse ela a ganhadora do concurso internacional já que segundo parece colaborou na feitura do caderno de encargos onde está plasmada que os dois primeiros escalôes só sobem de acordo com a inflação a partir daí é que- trás agua no bico- vamos pagar muito mais~.
Neste aspecto, como o povo "pos os ovos(votos) todos no mesmo saco" a oposição não tem muito campo de manobra para contrarir e é esse mesmo povo que vai pagar as "favas"
vamos ver se aprende!

Anónimo disse...

Se continuarmos a pactuar as coisas eternizam-se.É preciso acordar urgentemente.

jade disse...

Eu li e ri

Search