edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 29.1.07
Etiquetas: ,

Museu de Arte Contemporânea de Elvas abre no antigo hospital da cidade
(Público - 26 Janeiro'07) - Noticia completa aqui

Image Hosted by ImageShack.us

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), o quarto espaço museológico da cidade, vai abrir em Maio no edifício do antigo hospital, sob a direcção do crítico de arte João Pinharanda.
A vereadora do município Elsa Grilo explicou hoje, à agência Lusa, que o museu vai ficar instalado no edifício do antigo hospital de Elvas, que está a ser adaptado para o efeito, num investimento de 2,7 milhões de euros.A abertura do espaço museológico está prevista para o Dia Internacional dos Museus, que se comemora a 18 de Maio.De acordo com a autarca, o novo espaço museológico resulta da compartimentação do edifício, envolvendo galerias de exposições temporárias e permanentes e no qual vai ser exposta a colecção particular do elvense António Cachola.Além dos espaços expositivos, segundo Elsa Grilo, o MACE vai ter também uma loja, salas de trabalho sócio-educativo e para técnicos, áreas destinadas ao armazenamento e tratamento de peças, uma cafetaria, uma sala polivalente e um auditório.
Elsa Grilo adiantou que existem ainda projectos para a instalação em Elvas de mais dois espaços museológicos da responsabilidade do município — o Museu de Arqueologia e o Museu Rural e Etnográfico. De acordo com a vereadora, o município está a negociar com o Ministério da Defesa a possibilidade de os dois novos museus serem instalados em edifícios militares.Também em Elvas, o edifício do antigo Regimento de Infantaria 8 (RI 8) vai acolher um museu militar dedicado à guerra colonial, cujo primeiro pólo deverá abrir dentro de um ano. Única unidade militar que estava ainda instalada na cidade, o RI 8 fechou a 30 de Junho de 2006, na sequência do processo de reestruturação do Exército.
Também no diário Hoy de Badajoz duas páginas no dia 28 de Janeiro'07, com destaque sobre o MACE ( ver aqui) com o título "Elvas quiere ser vanguardia".

1 comentários:

Anónimo disse...

Fixe!! + meia duzia de museus pa esta cidade fantasma...
pa dar emprego a outra meia duzia com cunhas...
Espectaculo de cidade, que bom pos jovens.. museus..
parece fõz-coa.. o que importa é o "bla-bla-bla".. o emprego e o pão ficam pa depois..

Search