edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 7.12.06
Etiquetas:

Aos poucos a blogosfera elvense tem vindo a crescer a um ritmo algo intermitente. Para ajudar a despertar o gosto pelo assunto aconselhamos aos Conselheiros e visitantes um livro sobre o fenómeno: “Geração Blogue” de - Giuseppe Granieri, e que podem encontrar já nas livrarias.
Segundo este autor, especialista em cultura digital: “Pela primeira vez na história do homem, a opinião de uma só pessoa pode tornar-se efectivamente pública”. Hoje em dia a blogosfera é composta por 57 milhões de diários online, dados do terceiro trimestre de 2006, segundo
o estudo "Estado da Blogosfera", do sistema de buscas Technorati, sendo que diariamente são criados 100 mil novos blogues por dia.

Este fenómeno, que alguns continuam a querer desconhecer e menosprezar, atingiu o seu apogeo recentemente com a guerra travada entre o exército de Israel e o grupo terrorista Hezbolla, quando dois soldados israelenses foram sequestrados pelo grupo radical, em que se registou uma média de posts publicados acima de 2,5 milhões diariamente! Quanto à língua lusa esta é a sétima mais usada em diários virtuais com 2% da blogosfera, empatada com o russo e o italiano, e precedida por espanhol (3%), chinês (10%), japonês (33%) e inglês (39%).

Também na política se nota a evolução, sendo que nas ultimas eleições realizadas em Portugal os blogues foram instrumentos de comunicação usados pelos candidatos, e cada vez mais esse uso será massificado, esperando-se que na campanha do próximo referendo sobre o aborto aumente, pelo que já se começou a fazer a campanha através da adesão ao "sim" ou ao "não" por inúmeros blogues. Também aqui ao lado em Badajoz as próximas eleições locais já fazem mexer a blogosfera e o candidato do PSOE, Francisco Muñoz, já tem o seu
blogue.

De referir ainda que a eleição do melhor blogue a nível internacional, denominados,
The BoBs, atribuiu o galardão do melhor blogue ao Sunlight foundation, enquanto que na categoria Melhor Weblog em Português o preferido do júri foi o Apocalipse Motorizado (de origem brasileiro). Também por cá se procedem a escolhas nacionais tendo o Geração Rasca uma votação aberta para atribuir os galardões lusos.

Como rodapé deixar ainda o lembrete que no próximo dia 18 serão aqui dados a conhecer os nomeados para os Prémios Zé de Mello’06, que serão atribuídos por segundo ano consecutivo a 14 de Janeiro (feriado municipal de Elvas) depois da votação popular no blogue.

0 comentários:

Search