edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 27.7.06
Etiquetas:

Este foi o título com que no dia 20 de Julho Vasco Pulido Valente , assinou a sua coluna no www.publico.pt. Reproduzimos aqui a opinião de um dos mais cotizados fazedores de opinião da Nação.

«Eleito em 1993,(Presidente da Câmara de Elvas) Rondão já deu o nome a um parque de estacionamento subterrâneo, a um lar de idosos na aldeia de Vila Fernando e ao bairro social em Santa Eulália. Agora o novo "pavilhão multiusos" também recebeu a glória (e a virtude) de ser pela eternidade fora o "Coliseu Rondão de Almeida". E isto, confessou Rondão, "não vai ficar por aqui". Esperemos que não. Com o tempo, e não muito, até a própria Elvas se chamará Rondónia e a família de Rondão passará em triunfo para a toponímia da terra. Segundo Rondão, a "vontade do povo" está na origem destas demonstrações de fervor e respeito. Durante 12 anos o povo insistiu em pôr o nome heróico de Rondão às várias maravilhas que ele ia fazendo. E ele com a maior modéstia recusou. Mas, pouco a pouco, percebeu que não devia "subestimar" o sentimento geral e consentiu que o bairro de Santa Eulália se apresentasse orgulhosamente ao mundo como o "bairro Rondão". Foi o fim. Daí em diante, as sete freguesias do concelho deixaram transbordar o seu entusiasmo. Todas queriam o nome de Rondão numa qualquer obra de Rondão. Apareceu logo em Vila Boim um abaixo-assinado (com um propósito ainda misterioso) e a Terrugem levou mesmo o delírio à ideia de um "busto", coisa que o modelo sabe e aprova. A Rondónia, inteirinha, ama Rondão.»

Montagem Fotográfica publicada a 10 de Outubro de 2005

9 comentários:

A Verdade contra o Mundo disse...

Muito me estranha que o cáustico e sibilino Vasco (do meu inteiro agrado) tenha perdido tempo com tal personagem. Será que no país nao haverá mais nada?
Quanto à foto....bom...dá riso!!

Anónimo disse...

Desculpem lá mas a foto-montagem está soberba e bem adaptada ao teir do rexto . 5*****

Dina disse...

Como é que Vasco Pulido Valente sabia tudo isso?

A Verdade contra o Mundo disse...

Se considerarmos que 33% da literatura científica produzida tem origem nos Estados Unidos; se, ainda, 8 das 10 melhores Universidades do mundo estão nos Estados Unidos, então: COMO COMPREENDER QUE UM INEPTO CHAMADO BUSH SEJA PRESIDENTE DE TAL PAÍS ?
Que tem isto a ver com a Rondônia? Simples meus caros Watsons!!!
Num país em que só vai sobrando, para uns poucos é claro, um pouco de dignidade; onde a política é o que é; os políticos são o que são e as pessoas, situadas no fim da escala, inevitavelmente vêem aprendendo como viver em tal estado de coisas, que exista um vaidoso no comando dos destinos de Elvas é, convenhamos, de somenos importância pois nem para a frente nem para trás esse secular e tradicional burgo se moveu. Continua a ser uma cidade sem futuro mesmo com a hipótese de uma “plantaforma lugistika” e isto simplesmente porque num mundo cada vez mais competitivo, a Espanha de outros tempos (que entretanto soube crescer) não permitirá que as mais valias pendam para o lado do mar. Creio mesmo que os espanhóis continuam comprando casas junto da fronteira pois ainda acreditam que quando a Lusitânia se afundar sempre ficam com uma casa virada para o mar!!! ¿Pessimismo meu? Pode ser, mas a verdade é que não vejo, de forma concertada, mas sobretudo fundamentada, a tomada de decisões no sentido do progresso. Quer no plano educacional quer, por transposição de idéias, no plano tecnológico, continuamos a nulidade de sempre pois temos medo de aferir o que fazemos por recurso a outros indicadores. É com a profusão de Universidades, Politécnicos, que se alfabetiza a juventude? Acham que sim? Pois enganam-se redondamente.
Repito: que importa, perante muitas outras e mais importantes lacunas, se o burgo e arredores é agora a Rondônia? De facto pouco importa a não ser para divertimento! Se o homem é feliz, é deixá-lo porque um dia sobrará vergonha para a prole pese a que por uma simples questão genética aquela pode tb estar imbuída da mesma idiotice coisa que em que eu acredito piamente.
Ao Zé de Mello e porque me parece estar esgotado o assunto, lanço o repto para que seja a charneira dirigida para a discussão de assuntos de maior relevância: a educação/ensino (agora que Bolonha está já dando seus tristes frutos) e o sentido da ética bem podia ser um começo. Verá quanto de novidade vai aparecer: muitas vezes bastam que se coloquem exemplos de coisas verificadas para se entender que realmente a vassourada tem ser grande.
Para a Xanu: o Mundo é redondo, sabe-se tudo até mesmo o que nao convém.

Anónimo disse...

quem semeia ventos colhe tempestades. estamos na hora da colheita. a tempestade aproxima-se.depois de largos anos de travessia no deserto Rondão de Almeida encontrou em Elvas o lugar ideal para dar expressão á sua ambição, alicerçada no total desrespeito pelas mais elementares normas da educação , na atitude ditatorial do quero,posso e mando , na pequenez tacanha de um revoltado a quem o sucesso sorriu sabe Deus como.
o futuro de Elvas está cada vez mais comprometido e este povo de brandos costumes não acorda.
Rei ou Rainha tanto faz. Portugal optou pela Republica e este monarquico, no mau sentido do termo, em breve se refugiará no se jardim zoológico construido em tempo oportuno nas proximidades da fronteira .
a criança dse Elvas tem de dizer: O REI VAI NÚ.

Anónimo disse...

sem comentários... já não bastavam a drogas há mais de dez anos, o caso da casa pia tb a envolver o nome de elvas em maus lençoes, e agora o nosso presi ser tb motivo de xacota. sempre tive muito orgulho da minha cidade, mas sempre que se fala de elvas na comunicação social nacional é de uma forma denegrida é de lamentar.

ainda assim, e não me intrepretem mal, concordo com a questão dos nomes: parece-me muito narcisista da parte o rondex, mas enfim....

A Verdade contra o Mundo disse...

Amigo moi
ë certo que as vezes Elvas é criticada e por motivos que vc indica e até mesmo eu escrevi. Tal nao quer dizer, tenho quase a certeza, que para nós e muitos outros Elvas seja uma coisa ruim. Nao, nao é e muito antes pelo contrário. A nós (e a tantos outros com um poucochinho mais de lucidez) estávamos interessados numa cidade viva, dinâmica, capaz de captar os jovens afinal aqueles que sao o futuro. Mas nao, o que assistimos é ao decair de uma cidade que tendo sido já guardia da fronteira está hoje condenada a ser a Rondolandia, nas maos de um pequeno idiota, um tacanho nrevoltado (estou de acordo) que bem tem enganado o povo servindo-se lautamente da res publica (quer dizer coisa publica). Isso, sim, é o que verdadeiramente interessa. Sinto pena, muita pena mesmo, de que na ausência de um espírito crítico desejável em toda e qualquer sociedade, existam infelizes, repito INFELIZES, que à sombra de obra, muita da qual sem qualquer nível de implicaçao, aplaudem a palhaçada sentindo-se com isso na plenitude das suas capacidades critico-analiticas. E de facto, ao ler-se o que aqui se escreve, as crícas geralmente nao aparecem ou se aparecem expressam-se em termos baixos. E nao acreditem que se nao há respostas é porque "eles" entendem que se nao devem baixar a tanto. É preferível manter o status assim enquanto a comida continua servida. Viva o bodo!!!

Anónimo disse...

Parabéns pela fértil imaginação. Sabem que um nome semelhante já me tinha passado pela cabeça e, também, comentado com alguns amigos mais chegados? A mim assemelha-se a Rondolândia. Vá a gente saber porquê?

Anónimo disse...

vamos por um nome á sé catedral antes que a obra termine não vá " sagres " propor o nome do "maior"presidente da camara de Elvas de todos os tempos AGORA QUE O ESPECIME se tornou celebre depois da cronica do VPV e o mano Eurico vote favoravel LIVRA! JÁ IMAGINARAM A FRONTARIA DA SÉ COM O NOME DO IMPERADOR

Search