edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 8.6.06
Etiquetas:

Situada no Largo das Almas, foi edificada no século XVI sofrendo grandes obras nos séculos XVII e XVIII. A sua fachada neoclássica seicentista apresenta um pórtico marmóreo e janela central tipica deste período. Encimando a frontaria, e sobre a janela, apresenta um painel de azulejos policromos, datados de 1881. Interessante ainda no exterior a porta lateral de acesso à sacristia com guarnições de mármore e sobre a qual está a inscrição: "Nossa Senhora foi concebida / sem pecado orginal Padre / Nosso Avé Maria pelas almas / 1666 A.".
O interior de uma só nave abobadada com nervuras, apresenta arco de cruzeiro de volta redonda e côro, em madeira. A capela-mor tem cobertura semi esférica com decorações do sec. XVIII e tribunas laterais. O retábulo pintado e dourado do sec. XVII, encimado por pintura em madeira semi oval representando S. Lourenço implorando pelas almas e datável dos finais do século XVI. Apresenta ainda 4 altares laterais (3 em alvenaria e um em madeira) sobre os quais estão suspensas 4 lâmpadas de ferro forjado do sec. XVII, com decorações de animais e aves. Destaque ainda para o pulpito oitocentista em mármore.
A sacristia, com tecto de vigas e tijolos e decorações em caixotões pintados, apresenta um belíssimo lavabo de mármore com cabeça de golfinho complementando pelo arcaz de madeira com espaldar, nichos e espelhos em talha dourada.
Fotografia: www.tudoben.com

3 comentários:

Dina disse...

É pena que a maior parte dos elvenses nunca tenham tido oportunidade de a ver. Tanto quanto me lembro está sempre fechada...

Anónimo disse...

As igrejas hão-de estar sempre fechadas desde que sejam propriedade da Igreja.

Anónimo disse...

Comentarios para que...

Search