edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 24.5.06
Etiquetas:

No âmbito do projecto “Portugal Logístico” apresentado pelo Governo da Nação a Plataforma de Elvas / Caia é nas palavras do Ministro “ a de maior prioridade” de entre as 11 a instalar.
Esta estrutura irá ocupar uma área de 38 hectares na fase inicial tendo uma área de reserva de mais 22 hectares para futuro alargamento. Quanto ao investimento que se irá efectuar o Governo orçamenta 52 milhões de euros para infra-estruturas e mais 7 para acessibilidades.
Com o objectivo de se tornar na principal plataforma transfronteiriça peninsular, articulada com os Portos de Sines, Setúbal e Lisboa pretende dinamizar a economia do Alentejo prevendo-se que o seu volume de negócios atinja 2,1% do PIB industrial português e 0,7% do espanhol. Para tal será dotada de uma área especifica para a logística multifunções (recebendo, armazenando e expedindo mercadorias), uma área de logística especializada (para mercadorias prioritárias ou especiais), bem como uma área logística de transformação (reembalagem ou reacondicionamento de mercadorias) complementado por uma área de serviço de apoio a empresas e veículos.
A localização especifica na articulação entre as capitais ibéricas e na continuação da coluna ibérica Barcelona / Madrid / Lisboa, a Plataforma Logística de Elvas / Caia será servida pela Auto Estrada A6, pela Linha do Leste, pela futura Linha AV Lisboa / Madrid e pela Linha Ferroviária Sines/Badajoz, pelo que contará com um Terminal Intermodal Ferro/Rodoviário, um terminal Ferro/Ferroviário.
Em termos numérico esta estrutura movimentará, segundo o Governo da Nação, 1.100.000 toneladas/ano com uma população alvo de 1.000.000 de habitantes num raio de 100kms.

5 comentários:

Anónimo disse...

Em primeiro lugar eu gostaria saber quando é que esta obra estará pronta. Para mim mais uma obra de santa engracia, e mais uma grande desiluzão, pelo menos por enquanto, uma vez que uma obra desta envergadura demorará pelo menos de 5 a 10 anos a ser concluidda, e mós portugueses sabemos quanto tempo de atraso custumam ter as nossos construções.

Anónimo disse...

esta gente contem um virus que as torna incapazes de dizer bem de alguma coisa

Anónimo disse...

DE facto até concordo consigo sobre isso do virus. A questao, portanto, é entender pq sao as coisas assim. Eu julgo e salvo melhor opiniao que btudo se prende com toda a nossa história passada. Fomos grandes, dividimos, um dia, o Mundo com os espanhóis mas, inevitavelmente acabámos por entrar no caminho da decadência. E como quase todas as obras sao o que sao, é natural (será mesmo?) que muita gente cultive o pessimismo e diga coisas como aquelas (que naturalmente eu nao discuto aqui e agora ... nem talvez nunca. Portugal é que é e como agora vem o futebol os pòliticos já terao o seu descanso.
Saúde à rapaziada e ranquilos porque o que tiver que ser será!!!

Anónimo disse...

quis dizer PORTUGAL É O QUE É ....

Anónimo disse...

Um jardim murcho à beira mar plantado...

Search