edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 23.5.06
Etiquetas:


A iniciativa de organização de um Corpo de Bombeiros Voluntários em Elvas pertenceu à Câmara Municipal em Fevereiro de 1929 e qaue viria a ter denominação de "Corpo de Salvação Pública de Elvas".
A 5 de Maio de 1929 era fundada a Corporação de Elvas, que viria a ter o seu quartel, propriedade da Câmara, no Largo da Madalena, actual Praça 25 de Abril. O seu fundador e primeiro comandante o Senhor Tomáz de Aquino de Sousa Miguel Pereira devido a várias dificuldades viria a entregar as chaves do quartel e apresentar a sua demissão, levando a que tempos depois com outros elvenses se funda-se a Associação dos Bombeiros Voluntários a 1 de Janeiro de 1938.
Depois deste 1º quartel no Largo da Madalena, destruido para a construção do Viaduto das Portas de Évora, passando este para o Largo de S. Domingos onde se manteve até 1967, passando posteriormente para a Vedoria anexa ao antigo Hospital Militar. Em 1992 é inaugurado o novo edificio no Bairro de S. Pedro.
A Associação recebe em 23 de Junho de 1942 o Grau de Cavaleiro da Ordem de Benemerência.

2 comentários:

Anónimo disse...

desculpem, sei que é voltar ao mesmo, pode até já ser cansativo, mas porque se fala em Bombeiros, será que os nosso soldados da paz estão preparados para transportar partirientes para Badajoz, Portalegre ou Evora, se o bebe nascer pelo caminho, têm os nossos bombeiros conhecimentos suficientes para prestar a assistencia necessária?
Caros Bombeiros, tenho todo o respeito pelo vosso trabalho, não me intrepretem mal com este desabafo. Apenas acho que não vos compete a voces este serviço, bem hajam todos os bombeiros!

Anónimo disse...

Coragem para voçês.
E não tenham medo,parir é só um milagre da Natureza.
O ministro da saú de é que pensa nos nascimentos e vê números.
Bem hajam...

Rosamaria

Search