edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 9.5.06
Etiquetas:

Celebra-se hoje o Dia da Europa comemorando que em 1950 Robert Schuman ter apresentado uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas. Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia. Actualmente o dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu (Dia da Europa) que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única (o euro ), identificam a identidade política da União Europeia.
Desde 1986 Portugal é membro desta organização e Elvas tem um compromisso especial com ambos: Aqui se encontra a Europa com Portugal! É neste dia da Europa que é apresentado pelo Governo da Nação o Plano Estratégico sobre Plataformas Logísticas, e claro, a Plataforma Multimodal do Caia. O Regedor esta de parabéns e toda a cidade.

Segundo os Governantes da Nação este Plano passará:

  1. Pelo desenvolvimento de sítios para as empresas de transporte e logística. Não só para as grandes empresas mas também para as de pequena e média dimensão que não dispõem de base de capital suficiente para construir as suas plataformas.
  2. Pela oportunidade de melhorar o seu desempenho com fruição de uma quantidade de serviços associados às suas actividades e permitindo o acesso às mais modernas tecnologias de informação e comunicação.
  3. Pela promoção da intermodalidade no sistema de transportes de mercadorias, aumentando a eficiência de gestão das cadeias de transporte e reduzindo os custos intrínsecos ao transporte e com externalidades.
  4. Pela promoção directa e indirecta de emprego com uma ampla estratificação dos níveis de competências, que vai da manipulação das mercadorias até à gestão sofisticada das cadeias de abastecimento.
  5. Pelo desenvolvimento de novas indústrias de tratamento e valorização das nossas mercadorias e das que estão em trânsito para a Península Ibérica, para a Europa e para o resto do mundo.
Agora é necessário preparar a Nova Elvas para este futuro. É necessário exigir quer à Universidade de Évora quer ao Instituto Politecnico de Portalegre, ou ainda às Escolas Profissionais, que formem jovens para estas novas atribuições. Garantir condições na cidade para a fixação de novas populações não as deixando fugir para além-Caia. Garantir apoios para os empresários locais, e que estes se unam numa Associação dinâmica.
Há que saber tirar o maior proveito possível desta.Será uma oportunidade mas não o "maná".
Todos somos Elvas, todos somos Europa!

5 comentários:

Anónimo disse...

Continuo a estranhar o não comentário do Zé de Mello à iniciativa da CME em explicar à população o que se passa à cerca do cemitério e da maternidade, visto que antes disso estava tão preocupado e pedia mesmo esclarecimento...
Será que tambem faltou como o Linhas de Elvas?

Dina disse...

E qual foi a explicação?

Anónimo disse...

Eu estou muito preocupado com as nossas leis que até os governantes gerem nos tribunais.
E preocupo-me tambem que o Sr. Presidente se mantenha tão calado enquanto a cidade e o povo que o elegeu é enxovalhado na capital dos ditadores.
Que beneficios ou lucros?
Que há marosca deve haver não se vê?
E se aumentamos os numeros daquele lado para eles serem contemplados com os dinheiros da europa quanto cabe a quem defende esse negocio?
É estranho não é?
Não tem curiosidade ?
Os Elvenses não se perocupam que o acordo só dure até ao ano 2008?
A mim preocupame o futoro dos meus netos.

Anónimo disse...

O Rondão ganhou esta plataforma para Elvas e claro como o post é a favor da CME hoje os do costume falam de outras coisas...

É a arte da maldicencia!

Anónimo disse...

É preciso ser muito sonhador para pensar que em poucos anos se pode fazer o trabalho de quase uma geraçao!!! Universidade de Évora? (Só muita fama por ser das primeiras do País); Politécnico? (que coisa é essa de politecnico...???... ESA ELvas (agora sim, superior por estar num sitio alto)? Escolas profissionais? Meu Deus do céu Amigo Zé de Mello, o meu muito querido Amigo está mesmo disposto a dar às nossas autoridades um voto de confiança!!

Search