edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 5.4.06
Etiquetas:

Uma das áreas estratégicas do Palácio do Regedor é a cultura, em que para além da Candidatura das Fortificações a Património Mundial está a levar a cabo um investimento financeiro na construção e museolização de várias áreas: Arte Moderna, Ruralidade e Arqueologia.
Ora nestes últimas semanas descobriu este Velho Conselheiro que Elvas poderia ter tido um museu único dedicado em exclusivo aos Cordofones Portugueses.

A Colecção de 407 instrumentos de corda exclusivamente portugueses, representativo de toda a geografia nacional, bem como todo os outros materiais anexos foram rejeitados pelo Palácio do Regedor, aquando da apresentação da proposta de dotar Elvas de um museu vivo e dinamico, em que os instrumentos não seriam peças de aparato mas sim disponibilizadas aos tocadores e músicos o seu contacto com peças únicas. O projecto complementava-se com uma escola de construção de "guitarras", Escola de Música, Fonoteca com discos de 78rpm, vinis, bobines varias, minidiscs, etc..
Segundo o Cor. José Lucio Ribeiro de Almeida, que chegou a leccionar em Elvas, e em cujo curriculum constam 4 livros editados sobre o tema, 5 discos e vários programas de rádio e TV, tentou por várias vezes chegar a concensos com os poderes locais mas tal nunca foi possível.
Fica o registo de uma hipotese cultural que nos passou frente ao nariz e a qual enxotamos!
Mais informações em: www.jose-lucio.com ou www.museu-joselucio.8m.net

1 comentários:

Ze de Mello disse...

leia-se "consensos"

Search