edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 10.3.06
Etiquetas:


Segundo a edição de ontem do Linhas de Elvas e do Diário Hoy de 01/03, alguns médicos espanhóis torcem o nariz a que o SES - Servicio Extremeño de Salud, passe a ser o responsável da saúde dos elvenses e de parte dos Alentejanos.
Mais um corporativismo e nacionalismo que poderá vir a levantar problemas práticos na hora da transferência de doentes do Hospital de Sta. Luzia para o Hospital Inf. Cristina.
Recordemos ainda que para o SES - Servicio Extremeño de Salud, esta transferência de doentes faz incrementar o número de utentes do serviço pelo que já estão a preparar candidatura para a abertura de mais valências (Queimados, Transplantes Hepaticos, etc), ao igual que neste momento já se encontram equipados com um TAC-PET, financiado pelo INTEREG, com a obrigatóriedade de servir também os elvenses e todos os alentejanos.

Mais que manifestarem-se contra os doentes portugueses deveriam os médicos e a população de Badajoz e da Extremadura, agradecer aos portugueses que assim lhe irão financiar o SES, ao contrário dos doentes ilegais provenientes da emigração e também reforçar as respostas médicas por parte dos hospitais.

7 comentários:

Anónimo disse...

Hace poco tiempo un estudio rebeló que el servicio EXTREMEÑO de salud es el mejor de los 17 existentes en España, en cuanto a calidad y servicios. Esto se debe en buena parte a la politica que se sigue en esta comunidad autónoma, que tiene como prioridad a las personas y no a la propaganda o a las empresas privadas como las comunidades del PP, todo esto implica dedicar más dinero a asuntos como la sanidad y recortar en otras cosas. La sanidad extremeña se financia gracias al esfuerzo y sacrificio de los extremeños, no gracias al subsidio de la CEE por atender a otros comunitarios. En este tema de los "doentes" alentejanos sucederá como sucede actualmente cuando un extremeño es atendido en otra comunidad española, es decir, su factura sera remitida al servicio de salud del pais/comunidad al que pertenece.
Otra cuestion será la atención que exijan os doentes, que pienso que es la preocupacion que tendrán los médicos, pues la mayor parte de ellos no sabe "falar portugues", por lo que creo que se tratará tan solo de consultas y servicios especializados y no de consultas generalistas como "as da casa do povo". De este modo el único beneficio para los Extremeños será contar con alguna nueva especialidad que actualmente solo hay en ciudades mas grandes, nunca que los Portugueses vayan a financiarnos la sanidad, que repito , se paga con el esfuerzo y sacrificio de los Extremeños.
Por otro lado, no veo por ningún sitio en esta tierra que la gente se queje por los portugueses, más alla del tópico de los conductores, al contrario, cada vez es más el intercambio mutuo, y no solo comercial. El conocimiento y la interelación son frecuentes, aunque a veces noto cierto recelo, más de ese lado que de este da raia.

Anónimo disse...

Olvidaba decir que es verdad, en Espanha la sanidad es gratuita hasta para los emigrantes ilegales, es algo de lo que me siento muy orgulloso, y que cualquier cristiano estaría tambien orgulloso de dar algo a quien no posee nada, ni si quiera patria. ¿ nao é assim que dixo jesus, há que dar a os que nada ten?

Anónimo disse...

Mais uma notícia irresponsável, por parte, claro, do Linhas. Só para agitar os ânimos, tá claro.

Anónimo disse...

Ó Elvas Ó Elvas

Badajoz à vista...

Anónimo disse...

N quero pecar por ser radical, mas o que acho é que realmente n deveria ser uma preocupação de nuestros hermanos! Nada tenho contra eles, antes pelo contrário, cada vez mais são eles que nos vão "safando" do deserto em que nos estamos a tornar, são eles que nos ajudam no comércio e que ainda vão apostanto naquilo que é sabido por todos é a nossa mais valia - o património!
Postas as coisas assim, qq dia somos todos espanhóis! Eu nasci em Badajoz, e já há uns anitos...mas realmente acho que não deveria ser uma primeira opção, mas apenas uma de várias!
Porque acredito que temos os meios e se assim é, que se aproveitem!
p.s. sr. Mello não demora mt a cumprir o q lhe "prometi" :(
Entretanto entretenha-se com o filme q pus no meu, sobre a igreja!

RitaKatita

Unknown disse...

Caro Regedor,

Veja o e-mail que lhe deixei por favor.

Abraço!

Puntos de vista y ... nada más disse...

A maioria das pessoas que moram na Extremadura Espanhola gostamos de fazer coisas conjuntamente com os Alentejanos. É assim que conseguimos financiamento europeu para tecnología que deverá ser partilhada por extremenhos e alentejanos. O facto de Badajoz estar mesma na raia e ser a maior cidade da Extrremadura e do Alentejo é a razão para o SES atender portugueses. A queixa de alguns médicos refere-se a necessidade de precisarmos de mais profissionais para esta nova situação, mas acho que é um problema que não é especialmente dificil para ser resolvido

Search