edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 17.1.06
Etiquetas:

No rescaldo das comemorações dos 347 anos passados sobre a Batalha das Linhas de Elvas, queria começar por perguntar:
Sabem qual é a maior Base Militar do Exército Espanhol?
Antes de vos responder quero deixar umas notas prévias. O édito de hoje nada tem a ver com rivivalismos ou medos lusitanos frente ao nosso aliado de hoje e durante séculos inimigo Reino de Espanha. O facto é que até há menos de duzentos anos atrás, Elvas teve que se proteger e travar o caminho ao avance de forças estrangeiras na sua marcha para Lisboa, construindo assim uma identidade castrense que nos dias de hoje se quer apagar. Os tempo são outros mas o primado da defesa da nação sempre esteve e esperemos que assim continue ligado ao nome desta Rainha da Fronteira, a que o Regedor apelidou, nas comemorações, de Cidade Militar de Portugal.
Este velho Conselheiro conhece a movimentação politica que restruturações destas acarretam, mas cada dia que passa é necessário que também o povo, neste caso os elvenses, tomem atitudes, posições e argumentem que a extinção do Regimento de Infantaria 8 é um ataque aos interesses locais mas também um ataque ao próprio Portugal.
Isto porque aqui bem ao nosso lado, a menos de 7kms da fronteira lusa, esta situada a Base Militar General Menacho ocupando 2213 hectares em que para além dos edificios castrenses e campos de tiro é uma mini cidade que alberga um dos maiores contigentes espanhóis, dotado de tudo o que é necessário aos seus militares e famílias. Nesta Base Militar está sediada a Brigada de Infantaria Mecanizada "Estremadura XI" constituida por Comando e Estado Maior, Quartel General e seu Batalhão; Regimento de Infantaria Mecanizada "Saboya" nº 6 (tomou parte na Guerra das Laranjas); Regimento de Infantaria Mecanizada "Castilla" nº 16; Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsada XI; Grupo Logístico XI e Unidade de Zapadores 11.
Será nos dias de hoje uma argumentação válida para a permanência do RI8 na cidade? Não sei. Mas é concerteza um aspecto que se ainda fosse eu que comandasse os destinos da nação teria em conta!

1 comentários:

helder sabino disse...

É inteligente e oportuna esta "história", que devia ser contada em meios públicos de informação. Os Portugueses deviam imaginar que a história às vezes repete-se.D.Afonso Henriques, D.Nuno A Pereira, D. Sancho, e também o Gen.Riba Fria, fizeram conquistas mas infelizmente a lei da vida manda que descansem em paz.Hoje temos os nossos opositores de autrora, bem posicionados e apetrexados, E NÓS? O que vamos contar aos nossos netos? Que fecharam o RI8? Que temos Museus?Que um dia Elvas foi Militar? E a nossa identidade que nos foi legada por tão valorosos Homens.Não sei!Não sei, meus senhores!!!

Helder Sabino

Search