edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 25.11.05
Etiquetas:

Nestas tardes frias em que a permanência nos bancos da Praça ou nos cantos da Carreira não é para este velho Conselheiro uma das melhores opções, decidi empreender uma visita aos museus locais, como já tinha ficado prometido no meu édito rede de museus.
Decidi começar pelo Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro. Este museu, que é a concretização do sonho do seu mentor, no qual expõe a sua colecção, aproveita o antigo edifício do Cine S. Mateus, numa parceria entre a Câmara Municipal e a Fundação João Carpinteiro num espaço adaptado à função museológica, em que a exposição é dividida em diversas áreas que se vão sucedendo: a dedicadas à História da Fotografia, a sala do Coleccionador e a sala da Colecção. Para além da sala de exposições temporárias, única na cidade em actividade com um calendário contínuo e variado, o complexo complementa-se com um laboratório para revelação de fotografia a preto e branco, uma pequena zona de reserva e de tratamento de peças e uma biblioteca dedicada à fotografia. Ainda no edifício encontramos o moderno auditório que acolhe diversas actividades culturais, e que na minha opinião deveria continuar a chamar-se "Auditório Cine S. Mateus", perpetuando a origem do espaço, mesmo que não só a projecção cinematográfica seja a sua função.
A mostra é bem interessante, e segundo o seu director e fundador, é neste momento único no país. Apesar da sua curta existência, 2 anos cumpridos no passado dia 15, este pode vir a ser um dos motivos de atracção turísticas do concelho, não só para os amantes da fotografia mas para o público em geral, basta promove-lo e sinaliza-lo. Refira-se que não existe uma única identificação no centro da cidade para a existência deste espaço, e mesmo nos panfletos turísticos da cidade o espaço também não é mencionado.
Da minha parte fica o conselho para a visita ao Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro e o desafio para que este espaço seja integrado nas actividades sócio-culturais que o Palácio do Regedor propõem para as crianças do 1º ciclo!

0 comentários:

Search