edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 2.11.05
Etiquetas:

Decorridos 250 anos sobre o terramoto de Lisboa, eis que a obra de El-Rey D. José I se prepara para receber o selo da UNESCO. Senão vejamos:
"Segundo o exigido pela Comissão Nacional da
UNESCO, a inclusão na Lista Indicativa Nacional, obedece ao preenchimento de um formulário estabelecido pelo Centro Mundial do Património e exige a justificação sintética, por parte da entidade que propõe a candidatura, do Valor Universal Excepcional do bem a classificar. Este documento, a elaborar em inglês ou em francês, deve apresentar o bem relativamente à sua situação geográfica em coordenadas UTM, à observação dos critérios exigidos pela Convenção Mundial do Património, à análise comparativa com outros bens similares e às garantias de Autenticidade e de Integridade.
No dia 14 de Maio de 2004 foi oficialmente anunciada, na abertura do I Encontro Ibérico sobre a Gestão do Património Mundial, a proposta de inclusão da Baixa Pombalina na Lista Indicativa Nacional, destinada a candidaturas para além de 2006. Esta proposta, elaborada e aprovada por unanimidade por uma comissão interministerial constituída para o efeito pela Comissão Nacional da UNESCO, requer a homologação do Governo. A comissão foi composta por representantes do Instituto Português do Património Arquitectónico, Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, Museu Nacional de Arqueologia, Ordem dos Arquitectos, Comissão Nacional do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, Comissão Nacional do Conselho Internacional de Museus, Instituto de Conservação da Natureza, Direcção-Geral dos Recursos Florestais, Quercus, Liga para a Protecção da Natureza, Associação Nacional de Municípios Portugueses, Presidência da Câmara Municipal de Évora e pela própria Comissão Nacional da UNESCO.
No dia 16 de Maio de 2004 foi apresentada em Reunião da Câmara Municipal de Lisboa a proposta n.352/2004 pelo Sr. Presidente Dr. Pedro Santana Lopes e pela Sra. Vereadora Maria Eduarda Napoleão. Pretendia-se com esta proposta aprovar o teor do texto do Pedido de Inclusão da Baixa Pombalina na Lista Indicativa Nacional. A proposta foi aprovada por unanimidade em reunião da Câmara em 26 de Maio de 2004. Nessa data, este texto foi tambem denominado de “pré-candidatura” como sinónimo de Pedido de Inclusão Na Lista Indicativa Nacional.
O referido documento foi oficialmente entregue nas versões portuguesa e inglesa, à Comissão Nacional da UNESCO no dia 27 de Maio de 2004.
Ficou assim formalizada, de forma detalhada e articulada segundo os seis critérios de excepcionalidade exigidos para a classificação de bens culturais, o Pedido de Inclusão da Baixa Pombalina na Lista Indicativa Nacional por parte da entidade que promove a candidatura, neste caso a Câmara Municipal de Lisboa.
Em Outubro de 2004 foi formado um Conselho Científico que juntamente com o Coordenador Técnico e um Grupo de Redacção acompanhou a elaboração do dossier final.
O dossier final da Candidatura, na versão em português, foi aprovado por unanimidade em Reunião de Câmara Municipal de Lisboa (Deliberação/Proposta nº 371/2005) no dia 6 de Julho.
No dia 28 de Setembro, a Câmara Municipal de Lisboa, através da Vereação dos Pelouros do Licenciamento Urbanístico e da Reabilitação Urbana, entregou o dossier final em inglês na Comissão Nacional da UNESCO.
Caberá agora a esta Comissão proceder à instrução do processo de candidatura e decidir da oportunidade do registo da sua submissão ao Comité Mundial do Património.
Se este registo for efectuado até 31 de Janeiro de 2006, a decisão final sobre a atribuição desta distinção poderá ocorrer durante o ano de 2007."
Assim decorreu o processo da candidatura de Lisboa e pelo que pude ver até ao momento o seu Dossier de Candidatura está impecavelmente elaborado, em comparação com outros já apresentados à Comissão Nacional da Unesco.
Coimbra também já tem um "rascunho" do seu dossier!
E Elvas?

1 comentários:

Anónimo disse...

elvas só em 2020!!!!

Search