edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 14.9.05
Etiquetas:

Anuncia-se para sexta-feira a inauguração da intervenção na Fonte de São Lourenço em pleno coração do burgo. Pelos vistos o Regedor conseguiu negociar a compra das 4 estátuas barrocas que inicialmente foram mandadas construir para esta fonte, e, que devido a jogos de poder da altura nunca chegaram a ser colocadas no seu devido lugar.
No local onde hoje encontramos esta Fonte inacabada, haveria uma outra do período da inauguração do Aqueduto da Amoreira, integrando o sistema de distribuição pública de água na cidade, sendo no sec. XVIII aprovado pela Câmara substitui-la por outra mais magestosa. Era então Regedor do Municipio o Desembargador Bernardes Xavier de Barbosa Lachette que querendo perpetuar o seu nome na cidade (não havia então tecnologia suficiente para fazer parques subterâneos!!) encarregou a obra a Valleré, que se encontrava em Elvas dirigindo as obras do Forte da Graça.
O esboço desta Fonte Monumental inspirado no barroco francês consistia num pequeno tanque encimado por quatro colunas sobre as quais repousariam quatro divindades clássicas, tendo ao centro uma outra de grande dimensão representanto Astréia, deusa Greca da Justiça e da Paz.
Esta obra não chegou a ser finalizada devido a um conflito que opos o Regedor de então e o engenheiro francês encarregado da obra e que fez com que esta Fonte continua-se por completar até aos dias de hoje.
Mais estranho é que esta Fonte não tem qualquer protecção especial, nem sequer está classificada como de Interesse Municipal, e, pela sua ligação a duas obras excepcionais de Elvas , o Aqueduto e o Forte de Lippe/Graça merecia estar salvaguardada. Mais, não conheço em Portugal outra obra que utilize este tipo de colunas, tão em voga no barroco francês. Não seria oportuna sua classificação?!
E não seria interessante, mesmo em ano de sequia, aproveitar e colocá-las com a sua função original, isto é, que brotem água. Nem que seja pela utilização de uma bomba e com a utilização continua mesma água? A Fonte da Misericórdia também!
Quanto ao resultado final desta intervenção aguardamos para ver!
<--Fonte que julgo ser a primitiva e que se encontra na Quinta de Sto. António, Barbacena, Elvas
São estas as estátuas que assumem o seu lugar natural e que se encontravam também na Qta. Sto. António ->

3 comentários:

Ze de Mello disse...

Talvés retirar o jarrão central e coloca-lo em frente da Fonte impedindo o estacionamento?!

Ze de Mello disse...

Caro Conselheiro Jesuino queira esclarecer-me:
Lachette ou Sachetti!?
Qual dos dois tem as fontes erradas?

Ze de Mello disse...

Caro Conselheiro Jesuino tenho em V. Exa. um magnifico ponto e companheiro.
Publicamente as minhas desculpas pela informação errada escrita neste meu édito.
Bem Hajam!

Search