edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 5.8.05
Etiquetas:


Pois sim....
Tão tranquilo que estava eu no meu sono, merecido descanso depois de ter feito o meu quinhão pelo povo de Viriato, e, acordo para uma realidade que me preocupa!
Aproveitei estes dias para passear pela urbe e ver o quão mudada está, apreendi os novos conceitos e tentei perceber este século tão distante dos meus tempos e de padrões tão dispares dos da minha época. Não que sejam piores, são apenas diferentes...
E diferente esta Elvas, já não é uma guardiã da fronteira mas um espaço multinacional que acolhe e exporta gentes, num entercambios com os castelhanos que construiram uma cidade atractiva do outro lado do Caia.
Vi a cidade cuidada, vi muitas vendas, hoje chamadas lojas, vi o cuidado com que tentam torna-la atractiva, vi fontes modernas onde antes havia fontanarios monumentais, enquanto estes estão numa entrada rasgada e desventrando a linha de muralhas servindo de contraponto a outra redonda nos arrabaldes do burgo, um grande circulo de água que refresca os que passam por aquela estrada, a que atribuiram o nome de "Badajoz".
Mas, o que mais me preocupou foi que hoje em dia a Casa Real foi substituida por um Presidente da Republica, perante o qual todos são iguais e valem o mesmo. E, a reger a urbe o Governador hoje é apelidado de Presidente da Câmara Municipal, e, segundo me apercebi, é a ele que prestam vasalagem, sendo o responsável por estas modernidades na Cidade. Mas o mais grave é que pretendem erguer-lhe uma estátua na Praça Nova, que pelo que vejo é a ultima "modernice" da urbe!
Meus senhores as obras valem para servirem o povo e não para subir aos altares, nem El-Rey D. Manuel I tem tantas honrarias nesta sua querida cidade! Se devemos homenagear alguem pelo seu contributo à história da urbe que seja El-rey D. Manuel I.

1 comentários:

Anónimo disse...

tas bebedo ou que?

Search