edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 8.6.10
Etiquetas:


“O Forte da Graça está num estado de degradação que não é compatível com o seu valor, nem com as obrigações do Estado em relação àquele monumento”, afirmou o Ministro da Nação Augusto Santos Silva, aquando da sua recente visita a Elvas.



TODOS SOMOS ELVAS!!
2010 ANO DA EUROCIDADE
Share/Bookmark

5 comentários:

Elvas e o Futuro disse...

O ministro tem toda a razão.
De facto o Forte da Graça está muito longe, quer em termos afectivos quer em termos geográficos do Governo da Nação.

Pelo que não se percebe que a dupla Rondão/Grilo alimentem durante 16 anos o delírio "Elvas-UNESCO-Turistas-em-Calções" com ameaças aos habitantes do Centro para que "retirem as antenas" e deixem chegar o Forte da Graça ao estado a que chegou.

Quem afirmar que algum governo alguma vez impediu nestes últimos 16 anos a Câmara de intervir no Forte da Graça mente.

A Câmara Municipal de Elvas liderou até um processo de recuperação do Forte e aí enterra €175.580,02 (dinheiro dos munícipes) no Forte da Graça, de um total de €585.266,75 através de verbas do Plano Operacional da Região do Alentejo, sendo-lhe conferida por esse facto a tutela do Forte da Graça.

Pelo que o abandono Municipal é incompreensível...

portasdolivenza disse...

preservar e rentabilizar os nossos monumentos,O forte da graça,é o 2º monumento mais importante de elvas ,é unico em portugal e poucos do estilo há no resto do mundo.

Justamente queremos elevar as muralhas de elvas a patrimonio da unesco.

Entendo que elvas vale pelo seu conjunto de monumentos,entendo que se deve dar prioridades em termos de recuperação e manutenção,entendo tb que se deve não deixar cair o FORTE DA GRAÇA em total desmaselo,pela falta de
manutenção do monumento.

Posso entender que o estado miseravel em que se encontra o forte da graça,seja uma estrategia ,com o fim de levar o ministro da defesa a "doar" o mesmo a camara de elvas.

Mais importante é saber á posteriori o que fazer para recuperar,rentabilizar tão valiozo monumento,outro museu?para o qual eventualmente a cee pode colaborar com fundos, acrescentar outras actividades que ajudem a dar vida ao local,penso que seriam benvindas tais iniciativas.

O problema é o dinheiro,com as noticias que todos os dias ouvimos de austeridade orçamental,penso que comprar pelo estado o que é do estado,é uma fantuchada para compor o defice orçamental,tão só isso.

Que o Forte da graça seja entregue a camara de elvas,aos elvenses,que por cá iremos recuperar uma das nossas joias,porque se trata das poucas alternativas que temos para criar riqueza em elvas,PRESERVAR E RENTABILIZAR OS NOSSOS MONUMENTOS.

democracia século 21 disse...

Se o Forte da Graça fosse entregue á Câmara era para enterrar lá todo o dinheiro.

Quem é o responsável pelo estado do monumento é o Ministério da Defesa e ainda bem que o Ministro Santos Silva veio a Elvas, foi ao Forte e disse que ia assumir as responsabilidades e fazer alguma coisa.

Já houve outros Ministros da Defesa. Quem não se lembra do Paulo Portas, com os primeiros-ministros Durão Barroso e Santana Lopes, que não mexeram uma palha para recuperar o Forte da Graça nem qualquer outro prédio militar em Elvas. Nem se deram ao trabalho de vir cá.

Elvas e o Futuro disse...

"Se o Forte da Graça fosse entregue á Câmara era para enterrar lá todo o dinheiro."
DIZ O COMENTADOR ANTERIOR.

A Câmara já enterrou antes o seu dinheiro, a comparticipação do PORA(Programa Operacional da Região do Alentejo) e depois abandonou o Forte.
Porquê?

Justiceiro Implacável disse...

O Forte não é da Câmara.
A Câmara nunca tomou conta do forte, nem o Exército o permitiu.
Ninguém abandona o que não lhe pertence.
Claro que a gentalha da má língua dirá sempre o contrário, como lhes convém! Desde que seja contra a Câmara...

Search