edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 24.11.09


Reunidos ontem em Lisboa, os ministros das Obras Públicas de Espanha e Portugal, acordaram que até Março de 2010 será assinado o Acordo de exploração, modelo de negócio, contratação e financiamento da Estação Internacional do Caia.


Como foi anteriormente apresentado pelos técnicos a proposta é composta por um terminal de mercadorias que ficará em Portugal e o de passageiros em território espanhol, sendo que o terminal de passageiros terá acesso directo da fronteira portuguesa através de um viaduto, com capacidade para duas vias de alta velocidade, uma em cada sentido, e para uma via convencional de transporte de mercadorias que ligará a Sines, a construir sobre o rio Caia.

Simultaneamente foi anunciado que ainda esta semana será dado a conhecer o consórcio vencedor do primeiro concurso do projecto de alta velocidade (TGV), relativo à construção e manutenção do troço Poceirão-Caia. Recordamos aos co-Conselheiros que os dois consórcios finalistas são a Elos - Ligações de Alta Velocidade, que integra a Brisa e a Soares da Costa, e a Altavia Alentejo - Infra-estruturas de Alta Velocidade, liderado pela Mota-Engil.

O concurso visa a atribuição da concessão do projecto, construção e financiamento, manutenção e disponibilização, por 40 anos, das infra-estruturas ferroviárias que integram o troço Poceirão-Caia, numa extensão de 170 quilómetros, compreendendo também a exploração da estação de Évora, prevendo-se a abertura da exploração da linha Lisboa/Madrid em 2013.



Entretanto o Governo Espanhol comprometeu-se também à beneficiação e electrificação do troço Badajoz-Puertollano, o que terá um impacto considerável no transporte de mercadorias de Sines a Madrid.

TODOS SOMOS ELVAS!!

1 comentários:

portasdolivenza disse...

ILUSTRE ZE DE MELLO,PELOS VISTOS ESTÃO A DAR PASSOS PARA O RELANÇAMENTO DO PROJECTO "CAIA/FRONTEIRA",COMO POSTEI ANTERIORMENTE NO MEU BLOG,A SOLUÇÃO QUE APRESENTOU RESULTANTE DA REUNIÃO DOS MINISTROS PORTUGUES E ESPANHOL EM QUE SITUA A ESTAÇÃO DE MERCADORIAS DO LADO PORTUGUES ERA A QUE EU SUGERIA DESDE O INICIO,TRAZ MUITO MAIS RIQUEZA DO QUE A ESTAÇÃO DO TGV,É UMA NOTICIA BEM POSITIVA PARA ELVAS E CAMPO MAIOR.

Search