Nos últimos tempos, e com a massiva entrada de pessoas do Centro de Emprego para os programas ocupacionais do Palácio do Regedor, tem-se assistido a um melhoria da limpeza urbana e dos trabalhos de conservação (???) das Muralhas de Elvas.
Num passeio pela zona amuralhada qualquer cidadão poderá constatar e alegrar-se por a pintura das Muralhas Seiscentistas estar, novamente, de cara lavada e com um aspecto atractivo para os Elvenses e para quem nos visita.
A preocupação deste Velho Conselheiro começou quando constatou que estes trabalhadores do Palácio estavam a utilizar argamassa de cimento para garantir a sustentabilidade das estructuras. Essa primeira preocupação tornou-se secundária, pois com a pintura tal argamassa desaparecia.
A grande ameaça patrimonial e, quiçá até atentado ao nosso mais importante património, é a utilização desta mesma argamassa de cimento em estruturas medievais dos séculos VII/IX e XIV. Basta um simples passeio pelo Arco do Miradeiro ou pela Rua do Lagar dos Frades para constatar que abussivamente a autarquia de Elvas está a utilizar argamassa de cimento cinzento nas Muralhas Islamicas e Medievais, em lugar de argamassa de areia e cal ou até mesmo de outras argamassas.
Fica a chamada de atenção à Vereadora da Cultura, ao IGESPAR e a todos os Elvenses para esta agressão ao património do Concelho.
TODOS SOMOS ELVAS!!
4 comentários:
No Arco do Miradeiro a reparação à vista vê-se que é antiga e é mais uma prova da incompetência do tal Vintém que anda lá para ganhar a massa no fim do mês e é um ignorante de primeira!
Também já vi que as reparações actuais de muralhas estão a ser feitas com cal e areia, e não com cimento.
Se o Vintém saisse de Elvas fazia um favor aos elvenses e se saísse da Câmara fazia um favor aos trabalhadores e ao Regedor. Mas o incompetente não larga o osso!
Visite o blog da coligação MUDE, mantenha-se bem informado de todas as acções da coligação.
www.mudarelvas.blogspot.com
Só em Elvas...
Tudo tem a ver com a ansia de conquista de votos
Enviar um comentário