edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 22.4.08
Etiquetas:



Apesar do título do édito de hoje não se referir a Elvas (esperamos em breve que o seja) deixamo-vos esta notícia publica pelo Diário de Coimbra em 22 de Janeiro de 2008.


«Ministra da Cultura deixou garantia
Recuperação do órgão de tubos com condições para avançar


Resolvido que está o processo que opôs o IPPAR e o organeiro, importa agora identificar as peças do órgão de tubos do Mosteiro de Lorvão. Concluída esta fase, há condições para avançar com o restauro
O Presidente da República visitou ontem o Mosteiro de Lorvão, no concelho de Penacova, de onde levou uma pasta com toda a documentação sobre o processo de reconstrução do órgão de tubos, que se arrasta desde 1992. Foi a forma que a Junta de Freguesia local e a Associação Pró-Defesa do Mosteiro de Lorvão encontraram para chamar a atenção de Cavaco Silva para o problema que, de acordo com a ministra da Cultura, tem agora outras condições para ser resolvido, uma vez que as peças do órgão já estão na posse do Ministério da Cultura.
Cavaco Silva – que visitou o monumento no âmbito das II Jornadas para o Roteiro do Património – conheceu de perto todo o mosteiro, desde a igreja aos claustros, passando pelo cadeiral e pelo órgão que «não está lá», como recordou Nelson Correia Borges, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Sobre o assunto, o Chefe de Estado não falou. Foi antes a ministra da Cultura quem deu a cara perante os muitos populares que lhe pediam alguma atenção para o problema.
«Olhe pelo nosso órgão, senhora ministra», diziam os populares. Isabel Pires de Lima não se recusou, por nenhuma vez, a dar explicações. «Finalmente temos o órgão connosco, ou pelo menos pedaços do órgão, porque o organeiro não o tratava nem nos dava de volta. Agora trata-se de contratar um perito para analisar e juntar as peças», explicou.
Efectivamente, e segundo a titular da pasta da cultura, o processo que se arrasta desde 1992, que opôs o organeiro ao IPPAR, foi já resolvido na justiça e há pouco tempo conseguiu-se, com o apoio da PJ, aceder a vários órgãos. «Agora importa fazer a identificação das peças e verificar se (o de Lorvão) está completo», explicou Isabel Pires de Lima, que espera, depois desta fase, ter «condições para avançar com a recomposição, restauro e reposição do órgão» no Mosteiro de Lorvão. É, de resto, recordou, «uma aspiração muito forte das populações e nós temos todo o empenho que o processo avance, agora que há condições».
Datas sobre o avanço do restauro não há, pelo menos segundo a ministra. Mas há a convicção da Junta de Freguesia de Lorvão de que o órgão estará pronto no próximo ano. Pelo menos foi essa a promessa deixada há algum tempo pelo delegado regional de Cultura do Centro. «Temos a promessa do professor Pedro Pita de que estaria a funcionar em 2009. Como acreditamos na boa-vontade das pessoas e o professor Pedro Pita tem demonstrado boa-vontade nós acreditamos», disse o presidente da Junta, Mauro Carpinteiro.»

1 comentários:

Elvascidade disse...

Vamos acreditar que também o vamos conseguir, esta noticia já é um sinal positivo. Espero que no nosso caso não seja também necessária a deslocação do Presidente da República. Vamos continuar com as iniciativas e lutar pelo que é nosso.

Search