edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 3.3.08
Etiquetas:


Um dos temas que ao longo destes anos este Velho Conselheiro tem vindo requerer ao Palácio do Regedor é a abertura aos visitantes e turistas da denominada Torre Fernandina, já em 2005 aqui deixamos esta proposta que hoje reforçamos, sendo que uma das grandes aventuras que a cidade se prepara para enfrentar é a longa e trabalhosa tarefa de se preparar para a Candidatura a receber o selo da Unesco nas suas muralhas, trabalho que deverá passar também pela educação civíca do povo para esta questão.


Dessas Obras Monumentais, que são as cercas e obras complementares, aquela que mais directamente está no coração da urbe é a chamada Torre Fernandina, obra da 2ª Cerca, do periodo almóada posteriormente aproveitado pela reis portugueses.


A minha proposta deste dia é o seu aproveitamento para Miradouro e nela instalar o Centro Interpretativo das Fortificações de Elvas.


Não sei quantos dos cibernautas já tiveram a oportunidade de subir até à esplanada desta torre, mas a vista desde lá é espectacular. Para além de se avistar todo o cerne da cidade e o Aqueduto permite ao "hipotético" visitante/turista perceber até onde chegava a cidade no domínio islâmico intra-muros.


Fácil, simples, barato e mais um trunfo para Elvas no plano turístico e cultural, informando e formando os visitantes para a riqueza do património militar da urbe.


Até vou mais além, quais miradouros de outras paragens, proponho a colocação de uma placa pictórica que identifique ao visitante a identificação dos vários locais de interesse.


Pois têm razão isto significa um encargo financeiro para os cofres da autarquia, assim que não me oporei se à entrada, e aproveitando o guarda dos W.C., for cobrada uma taxa de entrada na Torre de um valor que costei a colocação desta placa. Proponho meia moeda de euro.

Que tal?
Espero que pelo menos enviem uma entrada gratuíta pela ideia a este Velho Conselheiro.

0 comentários:

Search