edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 16.1.08
Etiquetas:




Um dos postais que mais levam quem nos visita é o Pelourinho Quinhentista, situado no Largo Dr. santa Clara, em frente à Igreja das Dominicas no acesso à Alcaçova. Este foi ali colocado cerca de 1942, depois de estar em deposito no Museu Arqueológico, para onde foi transladado após ser retirado da Praça, hoje denominada, da República.


Proveniente de Ouguela, Campo Maior, este Pelourinho apresenta soco de 5 degraus de planta octogonal. Base oitavada constituída por plinto, toro, escócia decorada em cada face por bilhetas, e bocel. Fuste oitavado espiralado e decorado de bolas, apresentando ao centro grosso anel moldurado e corrido de bolas e uma corda. Capitel com colarinho em corda, coxim decorado de 4 bolas e ábaco esculpido rematado por corda. Remate em pirâmide facetada decorada de bolas nos vértices e de cuja base arrancam os 4 ferros de sujeição. Os ferros segundo Keil são da época (séc. 16).

3 comentários:

Elvascidade disse...

Como visitante diário deste blog aqui proponho tambem uma visita ao mais recente blog da cidade de elvas http://www.cidadelvas.blogspot.com/

Jose Ferreira disse...

Está muito visto, mas para chamar mais a atenção o Rondão vai colocar lá uns postes de iluminação como nos arcos.

Agora bonitos, mas mesmo bonitos são os carros antigos que o Barbas tem lá dentro

canal241 disse...

Tantos politicos e as forcas às moscas...

Search