edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 18.1.08

Realizou-se a 20 de Novembro o segundo Fórum de Participação da Agenda 21 Local de Elvas, decorrido no auditório do CNT - Centro de Negócios Transfronteiriço, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos até ao momento e foi feito o ponto da situação da Agenda 21 Local de Elvas, apontando um plano de acção para o desenvolvimento sustentável do Concelho.




A reunião contou com a presença e participação de dezenas de participantes que foram divididos em cinco grupos de análise dos vectores considerados fundamentais para o desenvolvimento do Concelho, a referir:







  • turismo e desenvolvimento de uma política activa;


  • cidade património e inteligente, modernizar, reestruturar e reabilitar o edificado no Centro Histórico e sua envolvente;


  • valorização dos produtos agrícolas, indústrias agro-alimentares e investigação agrária;


  • dinamização empresarial, logística e infra-estruturas de apoio a empresas;


  • educação e formação para a vida activa, o auto-emprego e o empreendedorismo activo.





No final dos trabalhos de grupo, os diversos grupos ficaram a par das propostas do plano de acção, com o debate entre os presentes e a recolha de sugestões e prioridades. Por fim, a reunião encerrou com a apresentação dos pontos considerados inovadores e prioritários por cada vector e das perspectivas da sua evolução futura.

De acordo com declarações prestadas pelo vereador Nuno Mocinha ao jornal regional “O Despertador”, este processo de criação da Agenda 21 Local “é um processo evolutivo. Tivemos o primeiro fórum, contámos com a participação das pessoas, que também contribuíram para a estratégia que hoje aqui vamos ver em termos das acções que vão ser preconizadas e hoje, estamos aqui, novamente, para ver se as pessoas também contribuem para estas acções, se as querem alterar, se têm alguma sugestão e no fundo para fazermos também alguma conclusão daquilo que se perspectiva que venha a ser a Agenda 21”.

Ainda segundo Nuno Mocinha, com a realização desta segunda reunião do fórum participativo da A21L de Elvas foram “apresentadas variadíssimas acções, distribuídas por cinco vectores estratégicos, que vão desde a área empresarial, ao património, à formação, ou seja é transversal no fundo a todos os sectores de actividade e aquilo que se pretende com a Agenda 21 é envolver, cada vez mais, as associações, quem é criativo, quem tem poder de decisão na sociedade, a participar também, de uma forma activa, no desenvolvimento do seu concelho”.

Além disso, segundo o vereador, esta “Agenda 21 encerra, não só aquilo que é a interacção entre os agentes locais, como também como é que o Concelho se deve relacionar com o exterior, também por aí passa muito do nosso desenvolvimento, como é que Elvas se vai relacionar com o exterior. Penso que temos um bom documento de partida, e é bom não esquecer que não estamos perante um documento estanque, aliás vão ser alvitrados durante esta sessão alguns indicadores depois de controlo da própria Agenda 21”.

A implementação da Agenda 21 Local de Elvas tem vindo a ser desenvolvido desde Julho de 2006, com base numa parceria do Palácio do Regedor com a Associação de Municípios do Norte Alentejano e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, devendo esta última, entregar a Agenda 21 Local de Elvas, ao Regedor, até ao fim de Fevereiro de 2008. Em termos de participação pública, estavam previstas duas sessões públicas, as conclusões serão então reunidas e será apresentado publicamente o documento final.

1 comentários:

Templo do Giraldo disse...

http://templodogiraldo.blogspot.com/


Passem por aqui e comentem!Saudações.

Search