edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 10.8.07
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Planta centralizante, composta por nave de planta circular, capela-mor e sacristia rectangulares e sala de arrumos. Volumes articulados, massas dispostas na horizontal com cobertura em cúpula e terraço e em telhado de uma água sobre o corpo lateral. Fachada principal a SE. com três panos divididos por pilastras lisas que partem do embasamento pintado de amarelo e terminam no remate; pano central com portal, fechado por grade de ferro, em arco de volta perfeita de mármore aparelhado decorado por colunelo que se prolonga em arquivolta, moldura pintada de amarelo e rematada por cornija; óculo oval sobre o portal enquadrado por moldura contracurvada encimada por volutas e motivos vegetalistas; remate com arquitrave, friso e cornija; platibanda encobrindo a cobertura com sineira ao centro, sobreelevada e com cruz no topo, duas pilastras lisas de cada lado encimadas por vasos. Pano da esquerda liso rematado por arquitrave, friso e cornija, pano da direita com porta em arco de volta perfeita com aparelho de mármore decorado por colunelo que continua em arquivolta. Fachada lateral NE. com corpo quadrangular adossado sobre o corpo circular central com embasamento, cunhais e remate pintados de amarelo e dois registos divididos por friso, o térreo liso, o superior com duas janelas. Fachada lateral SO. ondulada, com embasamento pintado de amarelo e três panos divididos pela articulação dos volumes: pano da esquerda, liso; pano central com uma janelas gradeado e pano da direita, liso; remate com cornija e platibanda. Fachada NO. com cunhal direito e embasamento pintados de amarelo e postigo com moldura pétrea; remate com cornija e platibanda.


INTERIOR: nave de planta circular coberta por cúpula decorada por quatro molduras de gesso; pavimento em xadrez com mármore preto e branco; porta de entrada em arco de volta perfeita sobrepujada por óculo oval de iluminação; parede rematada por sanca à altura do arranque da cobertura; banco corrido e silhar forrados de alcatifa azul; de cada lado pia de água benta em mármore, decorada com motivos concheados; do lado da Epístola porta em arco de volta perfeita de mármore entaipado pelo mesmo material. Arco triunfal de volta perfeita em alvenaria com fecho decorado a dourado assente sobre pilastras lisas com capitéis decorados com folhas de acanto douradas. Capela-mor rectangular coberta por abóbada de berço decorada com moldura branca sobre fundo castanho e medalhão com símbolos da Paixão de Cristo. Parede da Epístola com silhar forrado de alcatifa azul, porta para sacristia, varandim com balaustrada de madeira e sanca à altura do arranque da cobertura. Parede do Evangelho semelhante à do lado oposto mas com janelão rematado por cornija; pavimento de alcatifa azul. Retábulo-mor de alvenaria enquadrado por pilastras oblíquas marmoreadas; grande camarim, definido por moldura verde decorada com ramagens douradas, ocupado por cruz de madeira de grandes dimensões e pequeno Cristo. Sacristia de planta rectangular coberta por abóbada de arestas, que terminam em esferas nos cantos, assente sobre sanca saliente envolvente; pavimento de cimento. Parede SE. com porta para a rua, lavabo de mármore encaixado na parede, rematado por duas volutas e uma cruz de alvenaria; óculo oval de iluminação junto à cobertura; parede NE. cega; parede NO. com porta para sala de arrumos, parede SO. com porta para a capela-mor;. Sala de arrumos de planta rectangular coberta por abóbada de berço e pavimento de madeira; na parede SE. porta para sacristia e armário de parede; parede NE. cega; parede NO. com janela para a rua; parede SE. porta para o varandim, vão de acesso à cobertura e às escadas que conduzem ao piso superior da sala: este tem cobertura plana com arco de volta perfeita a meio.

9 comentários:

Anónimo disse...

...é uma obra muito simples, com uma arquitectura muito pobrezinha, o ouro do brasil foi mal administrado, pelo contrário o rondão saba utilizar os fundos da UE para fazer boa arquitectura...

Anónimo disse...

...outros monumentos de elvas igualmente pobres foram MELHORADOS pelo rondão, que não desperdiça os fundos da UE, como os nossos ignorantes antepassados desperdiçaram o ouro do brasil...

Anónimo disse...

...O RONDÃO tem que voltar a contratar o arquitecto do Museu MACE para ampliar os 2 óculos redondos da igreja, como fez o arquitecto que abriu um port-ao nas traseiras do MACE...

Anónimo disse...

... o mesmo arquitecto do mace tem que corrigir as paredes de branco e ocre e enriquecê-las com mármore branco, como fez no MACE, em que subiu a as cantareiras das traseiras da altura de 1,50metros até ao 1.ºandar...

Anónimo disse...

...o galarim do sino está muito pálido e por isso o rondão deve chamar o arquitecto da camara, para o cobrir de granito salazarista cinzento, como fez na câmara...

Anónimo disse...

...no pátio da igreja deverá colocar uma fonte luminosa colorida como no largo da Misericórdia...

Anónimo disse...

...depois como iluminação é segurança,como escreve o zé de mello, deverá rodear a igreja daqueles marrecos ou corcundas candeeiros que colocou na parte norte do aqueduto, como quem vem de portalegre...

Anónimo disse...

...é que os nossos antepassados além de serem mal administrados, com o ouro do brasil, tinham gostos simples, ou mesmo mau gosto, pelo contrário o rondão não só administra bem os fundos como tem bom gosto...

Anónimo disse...

Isto que diz o anónimo de 10-8 10.17 tem toda a razão é bom gosto que o homem tem, só que eu prefiro as morenas.

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