edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 31.8.07


Aproveitando a época de férias e o mês de Agosto, e por proposta do Conselheiro "Elvense", o blogue inicia hoje a iniciativa de eleger as 7 Maravilhas e os 7 Horrores de Elvas.


Como este Velho Conselheiro referiu aquando da votação das 7 Maravilhas de Portugal, o nosso Aqueduto chegou a integrar a lista de finalistas pré-21, mas o que muitos dos nossos visitantes e Conselheiros não saibam é que também na eleição dos 7 Horrores de Portugal, promovida pelo Público, constava um "horror" elvense.
A sua escolha de sete maravilhas ou horrores em cada quadro será alvo duma média qualificada e saberemos então a 31/08 quais são para os Elvenses e internautas as Maravilhas de Elvas e os pesadelos que por Elvas existem!

40 comentários:

Anónimo disse...

...pois é o Zé de Mello enviesadamente como é seu hábito, esqueceu de entre os horrores:
1- paredes da camara
2- parede traseira do MACE
3- arranjo da praça 25 abril
4- arranjo do largo misericordia e sua fonte abandonada
5-envolvente do aqueduto

mas tudo bem está a trabalhar para o patrão rondão...

Anónimo disse...

...admito que errei, as paredes da camara estão lá na lista e não vi, afinal é preciso criticar no acessório a obra do rondão para a defender no essencial...

Unknown disse...

Na minha opinião alguns edifícios deveriam ter sidos excluídos da votação por serem óbvios vencedores.

O Aqueduto, os Fortes e as Muralhas vão concerteza ficar entre os favoritos...

Mas mesmo assim será interessante saber a opinião dos elvenses acerca dos seus edifícios predilectos.

Anónimo disse...

DEIXEM AS CRÍTICAS E ADIRAM AO MOVIMENTO DE CIDADÃOS POR ELVAS APOIEM ESTA INICIATIVA.
OREBELDE

Anónimo disse...

Oh Rebelde
Já que está cheio de vontade, põe lá aqui o teu nome para nós sabermos quem és! Ou o movimento é clandestino?
Vê lá se não se transforma no MOVIMENTO NACIONAL FEMENINO de apoio ao Regedor (o outro apoiava o Salazar)?

Anónimo disse...

ISSO É O QUE TU QUERIAS SABER PARA LHE IRES BUFAR SEU BUFO É QUE E SE ÉS UM DOS BUFOS DO PALÁCIO? AINDA É MUITO PREMATURO ADIANTAR MAIS AGUARDA NOTÍCIAS OK MAS SE ALINHARES NESTA IDEIA PASSA AI E DEPOIS TOMAREMOS AS DEVIDAS MEDIDAS OS ESTATUTOS ESTÃO CONCLUÍDOS SÓ FALTA MESMO É A APROVAÇÃO DOS RESTANTES MEMBROS E O SEU REGISTO NOTARIAL QUERIAS SABER MAIS MAS TU E COMO OS OUTROS BUFOS ASSIM QUE O TEU DONO REGRESSAR DAS FÉRIAS PODES IR DAR_LHE ESTA NOTÍCIA BOMBÁSTICA OK BÓBI . O REBELDE

A Verdade contra o Mundo disse...

ihihih!!!

A Verdade contra o Mundo disse...

oh oh oh

A Verdade contra o Mundo disse...

Gente, pq nao amadurecem um pouco mais e se deixam de baixarias!??
Todos (quase) nós sabemos que é divertido ter um Regedor como mo que ocupa o trono na cidade de Elvas. E nao tanto por isto ou aquilo em particular mas sim por um todo em geral. Trata-se de um personagem bem divertido nos dizeres e pouco acertado nos fazeres (disse pouco sinal de que algumas coisas sao uteis). Já em tempos escrevi que ELVAS, agora tb cidade universitária (pesem as contradiçoes sobre universidade e politecnico e este ultimo custa-me um pouco entende-lo...)continua desfazada das realidades e tudo o que se tem feito serve para fixar os que estao mas nao para fixar os que entram. Estes, os jovens, terao de sair pq Elvas nao os comporta (nem mesmo os famosissimos Srs Drs enfermeiros veterinários e tratadores de cavalos (coisa jamais vista no mundo,que ridiculo!!!!). E saber que há gente que deita foguetes a tais dslates...
Tchau minha gente...

Anónimo disse...

e a PANIFICADORA, digna de pódio nos 7 Horrores de Elvas... Sempre se esquecem dessa podridão de edificio que ali está!

Anónimo disse...

Movimento de cidadãos por Elvas (MCE) ou Movimento de cretinos elvenses (MCE)?

Oh rebelde, tu serias o primeiro não?

Anónimo disse...

Boa iniciativa, pena não servir de muito para possiveis melhorias a fazer pelo Regedor!

Anónimo disse...

Custa-me a acreditar que estes posts que se lêm acima sejam representativos do pensar elvense...
Que diabo! Não haverá meia-dúzia de cabeças com ideias válidas, capazes de sustentar as "maravilhas" ou "horrores" desta terra?

Anónimo disse...

O primeiro horror desta terra é o Regedor eu sei que foi eleito, por isso, o 2º horror somos nós os eleitores.
Eu justifico o que disse:
No ultimo boletim municipal o regedor diz em Editorial,"Quando oiço, por ano, centenas e centenas de pessoas nossos visitantes a elogiar esta cidade" "ou quando noto a maneira como grandes especialistas mundiais em fortificações militares abaluartadas falam de Elvas", com estas duas frases o homem está a chamar-se incompetente, porque quem lê isto só pode perguntar, porque não somos JÁ PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE; é incompetencia do poder politico e logo do Regedor é a conclusão obvia.
O homem diz que ouve mas não sabe ouvir nem ler porque, o programa do Arquiteto Kuiski já dizia que iria apostar nas muralhas já que era onde havia possibilidades de Elvas conseguir a candidatura com exito, entretanto só dez anos depois e muitos milhões de euros gastos é que estes incompetentes chegam a esta conclusão.

Anónimo disse...

...a culpa de já só as muralhas e fortificações é do mau gosto do rondao, que não ficou satisfeito com as pirosadas da sua casa...

...estendeu-as ao largo da misercordia, praça 25 de abril, rua da cadeia, paredes da câmara e algumas obras privadas, o rondao estregou uma cidade preservada, os socialistam tramaram o centro historico...

Anónimo disse...

Vá ver o blog Da Minha Varanda

Anónimo disse...

Ser consciência do Povo é ter a consciência do que pensa o Povo.
Só um inconsciente público pode admitir que, hoje em dia, ser Património Mundial é constratar um arquitecto, mandar para lá o estudio dele e já está!...
O Rondão diz que ouve centenas de pessoas dizer bem de Elvas e diz bem!
É a opinião da generalidade dos nossos visitantes; e da generalidade dos nossos habitantes.
Claro que temos de pôr de parte sempre aquela meia-dúzia de frustados intelectuais, incapaz de mostrar qualquer tipo de trabalho, para lá desta oportunidade pública de divulgar ridicularias.

da minha janela disse...

http://alentejanadecoimbra.blogspot.com

Estou a aprender.
Aceito criticas construtivas.

Anónimo disse...

Volto á carga porque sempre há uns de compreensão mais lenta senão vejamos:
Eu não disse que não era verdade que não falavam bem de Elvas, o que disse foi que isto só mostrava a INCONPETENCIA DE QUEM NOS DIRIJE (REGEDOR), se tanta gente ilustre diz bem de Elvas, isso demontra, que já deveriamos ser Património Mundial e ainda nos estamos a candidatar a ser candidato, ao fim de 14 anos é pouco, muito pouco.
Disse que o regedor não sabia ler não que considerasse o homem analfabeto eu sei que ele tem o 9º ano tirado com grande sacrificio no curso noturno disse em sentido figurado porque se ele tivesse lido o programa do KUSKI quando este foi candidato teria verificado que lá dizia que só havia possibilidade de Elvas ser classificada como património no que dizia respeito ás muralhas por dois moytivos que agora são repetidos por os "ILUSTRES SÁBIOS"
1- O SEREM ÚNICAS
2- O ESTAREM PRESERVADAS
Nota: Elvas como cidade nunca era possivel ter exito a sua candidatura no entanto, gastou-se dinheiro a rodos com o arq Rosado correia, depois com uns historiadores Holandeses e agora com o Bucho para se chegar á conclusão de que o Kuski tinha razão.
A "consciencia do povo" tem como lema não deixar cair em "sesto roto" as barbaridades e desperdicios de dinheiro gasto sem proveito nenhum a não ser a vaidade de uns quantos politicos, que sem escrupulos, gastam o nosso dinheiro á toa, em beneficio da cmarilha PS.
Pode estar certo que um "POVO CONSCIENTE" corre com vocês do poder aí estará a consciencia do povo para lembrar o que vocês fizeram.

Anónimo disse...

Se eu sei o que é um cesto, calculo o que seja um cesto roto. Agora, "sesto roto" é que, francamente não há Povo que tenha consciência do que é!...
O "consciência do povo" está mal-disposto com a vida dele. Só assim é que o Povo, consciente e sábio, pode compreender haver alguém que o trabalho do Rondão seja "gastar o nosso dinheiro à toa".
O Povo consciente não corre nada com ninguém. Limita-se a votar de acordo com as ofertas (candidatos). E, tal como já sucedeu quatro vezes (1993, 1997, 2001 e 2005) vão fazendo a preparação para a quinta abada, dentro de dois anos.
Para bem de Elvas, o Povo está sempre consciente. Até porque certas alarveirices de blogs não dão nem tiram votos a ninguém.

Anónimo disse...

http://en.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Ant%C3%B3nio_Rond%C3%A3o_Almeida

Copiar e colar na barra de endereços

Unknown disse...

Todos os que nasceram e sempre viveram em Elvas sabem quais são as "jóias da cidade" há séculos: o aqueduto, as suas muralhas com os quartéis que as integram, todas as vertentes militares que as completam, os seus Fortes, e como cidade militar que sempre foi (era) também o seu Castelo, Porta Árabe e Muralhas e Torres Fernandinas.

Como foi feito na eleição das "7 Maravilhas" Modernas, em que as Pirâmides do Egipto ficaram de fora, deixava estas seculares "jóias da cidade" fora da votação e só me limitaria a Elvas intra-muros.

Com excepção do já dito e do Santuário do Senhor Jesus da Piedade, nada há fora das muralhas que tenha relevância. Ninguém vem a uma terra ver coisas que encontra parecidas ou iguais por este País fora.

Do melhor que temos em Elvas (centro) votaria:

1 - Igreja de S. Domingos com o seu altar-mór e capelas góticas;
2 - Sé ou Nossa Senhora da Assunção e a sala do Capítulo;
3 - Igreja do Senhor dos Aflitos (ou Nossa Senhora da Consolação) com a sua original traça octogonal;
4 - Igreja do Salvador (ou Carmelitas) com os seus altares em talha dourada;
5 - Igreja dos Terceiros com os seus belos azulejos;
6 - Pelourinho;
7 - A fonte do Cavaleiro na praça do Viaduto e que esteve no Largo da Misericórdia, sendo a primeira fonte a receber água do Aqueduto.

Limitemo-nos ao número 7, mas mais havia a contabilizar, como por exemplo a Capelinha de Nossa Senhora da Conceição, os 5 Passos (se estivessem recuperados e bem arranjados), etc..

Do pior que há em Elvas (centro) votaria:

1 - Acrílicos da Praça da República e os "buracos" da entrada do parque subterrâneo (que veio estragar a nossa "sala de visitas");
2 - Na mesma Praça o edifício do BES, que destoa completamente do conjunto da Praça;
3 - O "bebedouro de cavalos", "lago das trutas" ou como lhe queiram chamar na Rua da Cadeia;
4 - A "banheira" ou lago do Largo da Misericórdia e que tal como o anterior estão completamente inadequados do estilo antigo da cidade;
5 - Edifício "cubista" da rua de Olivença, mesmo na entrada nobre da cidade;
6 - A campanha "Elvas Cidade Branca", que pelos vistos o autor da ideia não se lembrou que numa cidade essencialmente militar o branco é o alvo mais fácil de atingir. Além disso as cidades têm a cor dos seus monumentos...
7 - Os sanitários em plástico ao fundo da rua de Alcamim e perto das Portas de Olivença, que curiosamente têm muitas vezes as portas abertas para se ver bem a que se destinam...

Ousaria acrescentar o "arranha-céus" da Rua João de Olivença, que visto do lado das Portas de S. Vicente estraga completamente a vista uniforme do casario da cidade.

Também os cabos e fios que abundam nas ruas são do pior da cidade (para que servem todos os tubos que foram enterrados pelas ruas fóra?).

E muito mais haveria a acrescentar...

Anónimo disse...

O povo consciente é um letrado! um pouco panascas, procura o erro da palavra (ortográfico) mas, sobre a idea, só diz banalidades como: ganhei e vou ganhar sempre o poder o PS não se pode criticar, está sempre certo.
Poderia aqui argumentar como se gasta o dinheiro do povo, por exemplo em Boletins que não serve para outra coisa, senão para propangandear o poder em que tudo é maravilhoso e fantastico, a última capa é elucidativa de como nos querem fazer de parvos o titulo diz "O mundo a olhar Elvas" e a fotografia mostra dois "extraterrestes" supostamente a olhar para Elvas através de binóculos.O que nos querem fazer crer? É estas coisas e outras que tais, que a consciencia do povo irá um dia desmistificar e pedir contas.CAVACO E SILVA pedia que as autarquias gastassem o nosso dinheiro bem gasto e que não desperdicem o dinheiro dos impostos pagos por todos nós, aí está a consciencia do povo a falar, mas vocês vivem num mundo á parte A RONDÓNIA como dizia o VASCO.

Anónimo disse...

Os senhores do poder não pense que tudo dura para sempre um dia o povo acorda!

Anónimo disse...

Quero acrescentar a essa lista de horrores da cidade algumas frontarias e muita da caxeiria que foi permitida instalar no centro histórico.
A titulo de exemplo, e para quem defende a cidade branca, pergunto eu como é possivel na rua dos Açougues quando se desce ao lado direito haver uma frontaria toda replecta de azulejos cor de café com leite, mais prórprios de uma cozinha ou casa de banho do que das paredes de um centro histórico que se quere "branco". Visitem também a rua da pedra e vejam noutra das habitações o escandalo urbanistico que foi permitido.
O que fazem os fiscais dessa cãmara? O que fazem os responsáveis urbanisticos do elenco camarário? O que fazem os membros da equipa de classificação a património mundial?
A preocupação não deve só recair só sobre a cintura muralhada, mas da envolvencia interna e externa do tecido amuralhado.

Anónimo disse...

O "Consciência do Povo" é perigoso!
Com a ligeireza com que classifica os outros de "panascas", deve ser um garanhão perigoso. Cuidado com ele e cú à parede.
Quanto à restante lamúria, é uma questão de ser capaz de antever ou ser obrigado a ver depois.
Ou seja: quem analisar o trabalho autárquico da equipa do Rondão no concelho, é capaz de prever o que vai suceder dentro de dois anos; quem não quiser ou não for capaz de ver antes, há-de ser obrigado a confrontar-se com a realidade, no dia seguinte às eleições autárquicas de 2009.

Anónimo disse...

Oh, amigo Baluarte!
Tenho uma grande dúvida. O senhor está a mostrar-se colaborante que as fortificações de Elvas sejam classificadas como Património Mundial, ou é daqueles que valoriza todas as picuinhices que acredita serem capazes de atrofiar tal objectivo?
Seria bom assumir-se.
Eu, por mim, quero fazer força para o reconhecimento do mundo.

Anónimo disse...

Tomara o Cavaco Silva que a aplicação de dinheiros públicos, por parte das câmaras municipais portuguesas, fosse feita com o equilíbrio receitas-despesas que se verifica em Elvas!
É preciso é ter CONSCIÊNCIA disto.

Anónimo disse...

Foi pelo despertar do Povo que os "Carpinteiros" levaram uma corrida em pêlo em 1993.
E sabem quem e como ganhou, não sabem?...

Anónimo disse...

Sabem qual é o grande problema daqueles que se mostram contra o Rondão?
É aquilo que ele já fez, está a fazer e vai fazer nos próximos anos!
Assim, é muito complicado (evito escrever "impossível") convencer a maioria das pessoas que ele tem estado mal e precisa de ser substituído por quem tenha mostrado ser capaz de fazer mais e melhor...
Este sim, este é que é o grande problema da minoria mal-dizente.

Anónimo disse...

Realmente,fala-se muito neste pais só isso ...
As melhoras a todos os elvenses.

A Verdade contra o Mundo disse...

Realmente é isso mesmo. Mais seriedade, capacitaçao profissionalismo talvez fosse mais aconselhavel.
Bom final de semana

A Verdade contra o Mundo disse...

Sobre o Sr Rondao, observo agora que uma pleiade de defensores surgiu. Terá sido por acaso ou existe algum batalhao de defesa? Como quer que seja é evidente que cabe sempre a defesa e a explanaçao de pontos de vista. Mas recordando que a dialetica é como a lama ou seja, qunato mais nos metemos nela mais nos afundamos é melhor nao dissertar muito e perguntar: se o Sr Rondao e companhia tornaam a cidade mais bonita pq motivo permanece a mesma pasmaceira de sempre? Será que a gente jovem vai ser capaz de fixar-se? (nao estou a pensar nos novos doutores enfermeiros veterinários....que graça!)
Tchau minha gente

Anónimo disse...

Esse tal de "povo consciente" é mesmo um PS tipico, procura ofender ou desviar atenções do essencial frisando o acessório. As abadas do regedor só se admitem porque neste país os politicos vivem à conta da abstenção, por isso o poder alterna entre o PS e PSD. Gostava de ver se o voto fosse obrigatório, onde andavam esses corruptos, pedófilos, esbanjadores, oportunistas e destruidores....

Anónimo disse...

O regedor fez. O coliseu, esbanjou dinheiro porque não faz falta, não traz riqueza e cada dia que passa gasta centenas de euros. O Parque, penso que serve a população, os comerciantes e os turistas. O Guetto da boa-fé, serve muita gente, principalmente uma maioria de bobbys. O Bairro das Pias, Chamou para cá mais umas centenas de ciganos, boas pessoas que se sabem portar e viver em sociedade. A feira de Maio transformou no mercado de automoveis de Maio. O centro de nogócios, obra com valor. Em todos estes anos, uma ou duas obras de vulto, não será pago, e bem, para isso? De resto onde está o mérito? Pagar viagens aos dirigentes do OElvas? levar a passear a idade de ouro? acabar com tantos serviços na cidade como EDP TELECOM MATERNIDADE.... etc.etc. Agora uma coisa tem mérito, conseguiu uma matilha de bobbys, defensores incondicionais de um tacho chorudo que tem como missão ouvir conversas de café, ler blogs, coscuvilhar para bufar... Qualquer um fazia o que ele fez, e, com as oportunidades de dinheiro europeu que este apanhou duvido que alguém fizesse tão pouco.

Anónimo disse...

...a obra mais necessária para o rondão é construir o pavilhao de congressos elsa da purificação e não criar os meios para que a INICIATIVA PRIVADA modernize elvas...

...socialistas vivem de obra pública e ideologia...

Anónimo disse...

vivem é do nosso dinheiro. carraças, parasitas...

Anónimo disse...

Meus caros amigos uma destas noites depois de estar com uns amigos na praça da república, decidi de novo visitar a rua dos açogues. Já tinha denunciado a degradação acelerada dessa rua, mas de novo fiquei escandalizado. Depois das caixarias, do edifico forrado com azulejos de casa de banho, ao fundo da rua no nº8, junto ao anunciado museu de arqueologia, existe um autentico desastre arquitectónico. Para os menos atentos, olhem para cima e vejam a cobertura de zinco que foi colocada por cima desse edificio....
Como é possivel que tal aconteça...
Com quem brincamos....
Já aqui referi que uma candidatura do sistenma abaluartado de Elvas a património Mundial tem que atender obrigatoriamente á envolvente do elemento a classificar.
No caso de um cerca, um espaço que demarca a fronteira ente o que cerca e o seu exterior, essa envolvente comprende necessariamente a conservação do centro histórico.
Como é possivel a persistencia desses desastres arquitectónicos, com uma candidatura que penso que se quer qualificante da cidade como um todo.
Por favor não brinquemos....

Anónimo disse...

Sócrates sábado em Elvas! É a grande notícia do dia. Mai nada

Anónimo disse...

O "povo consciente" fique a saber que o povo pode não dar importancia ao dinheiro gasto em obras inuteis agora quando começar a passar fome porque não tem emprego porque os juros aumentam ou as finanças mandam a cartinha a cobrar o IMI aí o povo revolta-se porque sabe que o dinheiro dos seus impostos foram mal gastos e só serviram vaidades.
Espero que tenha encontrado a satisfação dos seus desejos, quando encostou o cuzinho á parede, por mim fique descansado, se ainda fosse virgem continuaria.

Search