edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 22.6.07
Etiquetas:

Foi reedificada no último quartel do sec. XVIII, no local onde existia a Capela de Santa Maria Madalena. A fachada apresenta portal de verga curva encimado por janelão com frontão simples guarnecido com decorações em alvenaria ao gosto oitocentista. Tem duas torres sineiras abertas, com dois coruchéus cada uma e remates recortados com galos em ferro forjado. Completam a frontaria dos silhares de azulejos oitocentistas de albarradas laterais à porta.

O interior está profundamente decorado por trabalhos em alvenaria, alternando os motivos religiosos e profanos. A capela mor e os 4 altares laterais estão pintados com imitações de mármore. Todos estes trabalhos pertencem ao artista elvense Luis José Franco, o "Santinho".
Saía deste templo a popular Procissão da Mulinha até à sua extinção no final do século XX, continuando a ser este também o ponto de partida para a Procissão dos Pendões a 20 de Setembro dando inicio à Romaria do Senhor Jesus da Piedade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo zé de mello agora vai ter que dar corda outra vez ao relógio. Chegamos aos O dias, 0 horas e 0 minutos, e o MACE nada...
Acerte por favor o relógio ao que parece para o dia SETE.
Mas informe-se primeiro junto da Câmara Municipal, parece que por lá, nos últimos tempos não acertam nenhuma data...
A que se deve tanta desorientação...
Aparentemente não costumava ser assim....

Anónimo disse...

a extinção foi no fim do sec XIX, sendo reatada nos anos 70 do sec XX, mantendo-se até à presente data

Search