edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 10.5.07
Etiquetas:

Barbacena é uma freguesia do Concelho de Elvas, estando delimitada a noroeste pelo concelho de Monforte, a norte pela freguesia elvense de Santa Eulália, a este pela de S. Vicente e Ventosa e a sul pela de Vila Fernando. Dista da sede de concelho 14 kms, tendo uma área de 31,16 km² e 777 habitantes ( segundo os Censos 2001). Densidade: 24,9 hab/km².
Foi vila e sede de concelho entre 1273 com foral renovado em 1519, por D. Manuel I, tendo sido extinto em 1837. Era constituído apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 832 habitantes.
Barbacena foi fundada por Estevão Aires, chanceler do rei D. Afonso III, que lhe deu foral em 1273 reformulado porD. Manuel I em 15 de Dezembro de 1519. D. João III deu-lhe o título de vila, doando-a a D. Jorge Henrique que, nos meados do século XVI, edificou o castelo. Durante as guerras da Restauração foi saqueada pelos castelhanos.

Na área patrimonial há a destacar os inúmeros dolmens ou antas que se encontram nesta freguesia, mas também o seu castelo setecentista, o medieval de Fontalva, o pelourinho e a Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Graça.
A todos estes dados históricos, sobre a freguesia de Barbacena, há que somar mais um, a sua Casa do Povo, que foi a primeira a ser implantada no País, no ano de 1934. Curiosidade a existência durante a monarquia dos títulos nobiliarquicos de Condes e de Viscondes de Barbacena.

5 comentários:

Jobove - Reus disse...

irreverent, iconoclastic e liberty

http://telamamaria.blogspot.com in Catalonia - Spain

Thank

Dina disse...

Que pena que ultimamente sejamos mais falados pelo que perdemos. Barbacena devia lembrar esse feito apesar de já não existirem as Casas do Povo.

Anónimo disse...

É DE NOTAR QUE EM 1801 TINHA MAIS HABITANTES DO QUE EM 2001 DUZENTOS ANOS DEPOIS!

Anónimo disse...

Existe censura neste blogue, ou lápis azul como noutros tempos.
Carlos Vairinhos

maria Aurora Patacola belchiorinho disse...

Porque não mostrar a todos os barbacenences uma foto da inauguração da Casa do povo em 1934
que foi a 1ª do país ?... Não devemos ter vergonha, não acham?..
Fosse quem fosse a inaugurá-la, nesse dia a Vila esteve em festa!!!Foi um benefício para a terra.felicidades.

Search