edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 13.12.06
Etiquetas:


Uma das ideias associadas à largos anos à Cidade de Elvas prende-se com a transformação das ameixas Rainha Claúdia Verde em produtos confitados conhecidos como "Ameixa de Elvas". Sob esta denominação o nome de Elvas correu o mundo associado a um produto de qualidade, deixando um doce sabor de boca a quem o prova e uma vontade de repetir.
Hoje em dia a Ameixa d’Elvas é um produto certificado com Denominação de Origem Protegida que obriga a que a ameixa seja produzida de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações da entidade certficadora, o qual inclui, designadamente, as condições de produção, de condução dos pomares, de colheita dos frutos e de secagem ou de transformação e de acondicionamento do produto.
Estas pode apresentar-se sob a forma de:
  • Ameixas frescas - frutos frescos da categoria Extra ou I devidamente embalados e rotulados;
  • Passas - ameixa seca ao sol ou em câmaras próprias, apresentada em embalagem de origem devidamente rotulada;
  • Confitadas (escorrida, em calda ou com cobertura) - ameixa transformada segundo métodos tradicionais, apresentada em embalagem de origem, devidamente rotulada. Tradicionalmente estas embalagens eram redondas ou quadradas, muito bem decoradas e forradas de papel recortado.
Existem neste momento, segundo me é dado saber, duas industrias de transformação em Elvas que continuam a manter a tradição deste ex-libris gastronómico elvense, apesar de não certificadas e que podem, e devem, ser incentivadas a continuar a sua produção mas também a servirem de embaixadores de Elvas por todo o mundo.
A proposta que este Velho Conselheiro aqui deixa hoje prende-se com a inevítavel ligação entre as Ameixas e o nome de Elvas. Não será esta "marca", já mundialmente conhecida, uma mais valia para a promoção comercial e turística do burgo?
Elvas terra de doce sabo(e)r!

1 comentários:

jade disse...

FELIZ NATAL AO BLOG E A TOOS OS COMENTADORES DESEJANDO QUE O NOVO ANO TRAGA MUITA SAÚDE E MUITA FELICIDADE E PAZ A TODOS OS CORAÇÕES

Search