edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 22.11.06
Etiquetas:

O Palácio do Regedor subtilmente junta-se à Cimeira Luso Espanhola de Badajoz apresentando nesses dias várias actividades de caracter cultural:
    • No Coliseu de Elvas apresenta uma primícia no Alentejo, com a apresentação do novo Concerto de Dulce Pontes: "O Coração Tem três Portas";
    • No Museu Municiapl de Fotografia, em colaboração com o Centro Europe Direct, a Exposição Portugal e Espanha - 20 anos de Integração Europeia;
    • No Cine Teatro de Elvas exibi-se nas noites de 23 e 24 a nova película de Pedro Almodovar, "Volver".

Ainda no lado de lá da fronteira outro evento tem lugar nestas datas a FEHISPOR, onde este Velho Conselheiro espera ver uma comitiva e representação de Elvas ao mais alto nível. Fica prometido aqui desde já a visita a Badajoz e ao IFEBA.

Quanto a resultados da Cimeira em matéria de interesse local pouco vai ser resolvido nesta Cimeira, dado o impasse da aquisição de terrenos pelo estado espanhol para implementação da Plataforma e da Estação do TGV, a colagem à Cimeira com um programa cultural é a melhor contribuição Elvense à Cimeira que se realiza a um passo de Elvas.

Registe-se ainda o facto de esta Cimeira Ibérica, ao igual do que já aconteceu em Èvora, contar com a participação dos Governos Regionais Autonomicos Espanhóis, sendo que em grande parte estes foram responsáveis pela construção da agenda contribuindo com os assuntos que os preocupam: combate a incendios, sistema de saúde, etc. Do lado português o centralismo faz com que as necessidades locais e regionais continuem a ter apenas a visão centralista do Governo da Naçao.

1 comentários:

Luis Fernando de la Macorra disse...

Acho optimo a oferta cultural de Elvas no momento da Cimeira ibérica em Badajoz. Esta é a maneira de poder e querer começar a trabalhar em conjunto numa eurocidade. Parabens pelas iniciativas! Dulce Pontes é muito querida em Espanha e em Portugal. Almodovar é um cineasta espanhol internacional e as conferencias e as fotografias dos Vinte Anos de Portugal e Espanha na Uniao Europeia sao e foram excepcionais.

Search