edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 3.1.06
Etiquetas:


Acedo ao pedido do Zé de Mello para escrever uma visão sobre o tema ELVAS 2006, e, mais precisamente sobre um sector estratégico da cidade e sobre o qual tenho uma visão pessoal algo enublada.

Turismo – Elvas 2006
Acontece dentro de poucos dias a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, maior montra do turismo luso, onde para além de empresas do sector estarão representadas as regiões de turismo e autarquias promovendo o seu turismo. No pavilhão do Alentejo estarão as 3 regiões alentejanas, Norte Alentejano, Évora e Planície Dourada, a Região da Costa Azul, representando os 4 concelhos litorais alentejanos, a Comissão Municipal de Turismo de Odemira, empresas de animação turística, hotéis e empresários que tentarão ao longo da feira promover os seus produtos e estabelecer contactos com vista a futuros negócios na área. O mesmo se passa, dias depois, numa das maiores feiras de turismo da Europa, a FITUR em Madrid.
Nos últimos anos tem sido com alguma tristeza que vejo pouca informação disponível sobre o meu concelho nestas duas iniciativas. Vejo apostas bem fortes de municípios como Mafra, Vila do Conde ou Albufeira, que para além da promoção nos pavilhões das suas regiões de turismo, apostam em forte com estruturas próprias, dando assim visibilidade aos seus concelhos. Não pretendo aqui culpar exclusivamente a Autarquia de Elvas, mas também o sector privado que não está motivado para ir mais além do que o turismo de passagem. Há que preparar desde já um turismo quer cultural quer de eventos para o concelho. Elvas está dotada de variadíssimas condições que fazem dela uma magnífica anfitriã, bons hotéis, bons restaurantes, bons museus e um património construído que tomaram outras cidades.
Então porque é que continuamos afastados dos circuitos turísticos internacionais? Simples: não existimos para eles! E quanto ao mercado nacional? Continuamos a ser uma passagem para o El Corte Inglês e para os “caramelos” de Badajoz! Os extremenhos ,e espanhóis em geral, vêm-nos como o restaurante de Badajoz. É bom, mas insuficiente!

Não dependendo directamente do poder local o plano de promoção, cabe a este exigir a adequada divulgação do concelho, quer a nível interno quer a nível internacional, possibilitando que Elvas passe a integrar os fluxos de turismo ibéricos e europeus. O que sim é da responsabilidade da autarquia é dotar os produtos e serviços locais de capacidades de forma a serem usufruídos pelos visitantes e turistas, em articulação com as restantes entidades locais. É visível neste momento que a autarquia desenvolve um trabalho exaustivo na construção de museus, faltando saber como será explorada e potenciada de forma a atrair visitantes a estes espaços. Tendo por base o fluxo de turismo actual em Elvas, um turismo de passagem e não de destino, estes espaços parecem-me não constituírem um pólo de atracção, isto porque em primeiro lugar, o nosso tipo de turistas procuram conhecer de forma rápida os principais pontos turísticos, sendo que os museus, em qualquer parte da geografia europeia, com as devidas excepções, são pontos de aprofundamento de conhecimentos. Tomando por base o guia do Centro Histórico, distribuído nos postos de turismos locais, e de edição da C. M. Elvas e da R. T. Norte Alentejano, este oferecem uma pequena resenha da história e dois itinerários de descoberta. nde onumentos estaurantes, lojas de artesanato ou "Na minha óptica pecam pela deficiente informação de carácter turístico, onde não são identificados vários monumentos, onde não são disponibilizadas informações práticas: parque de estacionamento, serviços públicos, correios, policia, restaurantes, alojamento, lojas de artesanato ou souvenirs.
De uma forma geral julgo que uma das medidas passíveis de serem concretizadas em 2006 na área do turismo, seria a constituição de uma entidade local de promoção turística, que englobando a autarquia, os hotéis e restaurantes, e outros, possa colmatar a cada vez mais parca actividade da R. T. Norte Alentejano no que concerne a este concelho.
Espero que este ano que agora se inicia seja um ano de novo impulso para o Turismo em Elvas, base importante da economia local.
Gil Navalha de Elvas

1 comentários:

Anónimo disse...

n se vê nd!!!!!!!!

Search