edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 7.11.05

Durante o período eleitoral fiquei surpreso por ver como por parte do Regedor e da sua equipa não saiu uma única proposta válida para o sector do turismo, com excepção daquilo que já se faz no âmbito da possibilidade de classificação das nossas Fortalezas como Património Cultural da Humanidade.
Foi com esta gestão que Elvas abandonou a sua Comissão Municipal de Turismo e se agregou à Região de Turismo de S. Mamede - Norte Alentejano, deixando assim de receber do orçamento de estado os fundos referentes às dormidas no concelho, passando estas a reverter para a entidade regional.
Com esta adesão à RTSM, Elvas abandonou também a sua promoção entregando-a por completo a esta estrutura. Qual é, no momento, o resultado? Ouvi algumas coisas durante a campanha que me pareceram interessantes, outras que não acreditava estar a ouvi-las.
::Quem são os turistas que saiem de férias durante 21 dias, como se disse?
::Não é o Alentejo vendido como um todo, quer pela Agência Regional de Turismo do Alentejo quer pelo Instituto do Turismo Português?
::Não será necessário um investimento maior do Palácio do Regedor nesta área?
Espera-se que a RTSM, cumprindo o plano de acção deste ano instale a sinalética turística, que publique um folheto sobre Elvas, um sobre os nossos monumentos megalíticos, um sobre as Fortalezas e ainda o CD ROM sobre Elvas, conforme se pode ler no seu sitio electrónico!
Quanto à possibilidade de uma estrura transfronteiriça parece-me uma ideia interessante, apesar de inexequível, dado ser a Junta da Extremadura a responsável pelo turismo regional, mas é um ponto de partida para uma forte campanha publicitária junto do nosso maís próximo mercado que é a Extremadura, com 1 milhão de habitantes!
Já me apercebi que estes vêm até cá pela nossa gastronomia, incluíndo nela os mariscos, ou outros ainda pelos atoalhados. Não será este já um isco que deveria ser aprofundado e explorado?
Não deveria ser feito uma aposta municipal neste mercado que é nosso e não dum Norte Alentejano que para os extremenhos não é nada!
Como faze-lo?
Que tal aproveitar as várias feiras temáticas do IFEBA para uma presença digna e não o que se tem feito até aqui?
Que tal aproveitar aproveitar as várias feiras regionais e locais (Feira de Zafra, Festa do Touro de Olivença, Feira de S. Miguel em Cáceres, etc) para levar o nome de Elvas até aos povoados da Extremadura?
Que tal aproveitar os meios de comunicação da Extremadura (jornais, rádios e televisões locais) para promover Elvas como "Cidade Gastrónomica"?
Que tal aproveitar a Feira de Turismo de Almendralejo para divulgar a cidade?
Não me parece que o Regedor seja alguém que espere pelos outros para agir. Então para que esperar por Portalegre, quando há trabalho a nível local a ser desenvolvido?

0 comentários:

Search