edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 27.10.05
Etiquetas:

Olhemos hoje para a Lista Indicativa do Estado Português a Património Mundial, elaborada pela Comissão Nacional da Unesco, conjuntamente com outros organismo convidados, e tendo por base as 40 pretensões de Câmaras Municipais e outras instituições que propunham Bens a incorporar esta lista. Esta lista teve que ser revista dado existirem apenas naquela data apenas 3 bens culturais, sendo que um saiu por não comportar os itens necessários - o Centro Histórico de Santarém, e os outros dois estavam já em processo de candidatura - Vinhas do Pico (já declarado Património Mundial) e a Vila de Marvão (a apresentar à Unesco em 2006 e que esperamos venha a englobar a lista da Unesco).
Assim para além das Fortificações de Elvas, foram aceites nesta lista os seguintes bens:

Alertando ainda esta Comissão para que num futuro próximo sejam iniciados trabalhos com vista à inclusão na Lista Indicativa a Cultura Castreja e ainda o Megalitismo Alentejano e Paisagem do Montado e se possível a apresentação à Unesco da Candidatura Transfronteriça desde Bem conjuntamente com Espanha.
Serão estes então os "concorrentes" que a Candidatura de Elvas terá que ultrapassar. Veja-se que são candidaturas de peso e será uma luta de David contra Golias (C. M. Lisboa; Universidade de Coimbra, Ministério do Ambiente).
Obviamente que todos eles são grandes obras do engenho humano ou testemunhos naturais do nosso país e que merecem receber o carimbo Unesco, mas caberá às Comissões Cientificas que elaboram as Candidaturas demonstrar essa excepcionalidade dos locais.
Eu estou com a candidatura das Fortalezas de Elvas mas obviamente a candidatura Lisboeta diz-me muito!


0 comentários:

Search