edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 21.4.09


Depois das últimas movimentações no Concelho em torno das associações, movimentos e outras que tais que demonstraram mais não ser que plataformas políticas, é tempo dos cidadão e das cidadãs do Concelho e de todos aqueles que se interessam pelo Concelho de Elvas manifestarem o seu interesse activo.


Se as conhecidas associações deixaram aos Elvenses a noção que estas servem para lançadeira eleitorais, é tempo de demonstrar o contrário constituindo-se uma associação apolitica e independente que tenha como objectivo a valorização da identidade cultural contribuindo para o desenvolvimento do Concelho de Elvas e zona envolvente, conhecendo, divulgando, sensibilizando e defendendo o seu património histórico, arqueológico, edificado, etnográfico, natural, paisagístico e ambiental.

Recordemos que a ADME - Associação de Defesa dos Monumentos de Elvas, fundada também ela por outro político local está inactiva, e que uma associação desde genero é um importante pólo cultural e educacional, trabalhando em conjunto com outras instituições e entidades do Concelho na persecução dos seus objectivos, trabalhando para o bem estar da sociedade Elvense.

Aproveitando esta época de eleições, em que os políticos e outros agentes que procuram o poder estão ocupados na corrida à cadeira da Rua Isabel Maria Picão, é tempo de voltar a lançar a semente deste grupo pró-Elvas.

Fica mais uma vez o convite a todos para que manifestem a sua intenção de participar num grupo de trabalho que leve a esta meta através do email assoc.cidadedeelvas@gmail.com, sendo que serão posteriormente enviados convites a algumas individualidades e instituições para participarem.

6 comentários:

Xavier de Sousa disse...

Caro Conselheiro

Deixe que lhe diga que apesar das boas intenções esta altura parece-me ser inoportuna pois estará sempre associada a ideia a mais algum aproveitamento político e assim perder a isenção desejada!

Elvas precisa dos movimentos e das pessoas que os constituem, bem como das directrizes que cada um baliza, mas não precisa de mais "paus na fogueira" nesta altura do campeonato onde os tanques da roupa suja estão cada vez mais cheios (de nada)!

Cumps

Jacinto César disse...

Caro Zé de Mello

O meu amigo fala hoje sobre associações cívicas independentes do poder político no seu escrito. Vem também à baila a ADEME. Queria informar que esta irá ser reactivada, mas que o não foi já devido há época que atravessamos. Haveria logo quem falasse que havia política à mistura. Assim sendo, depois de passadas as eleições, renascerá. Por incrível que pareça, deve ser das poucas associações que tem dinheiro e está parada.

Os meus cumprimentos

Jacinto César

Três horas da manhã disse...

Possas em Elvas cada situação tem uma associação.

Não estarão a "dividir" as coisas demais?

Cumps caro Zé de Mello, apesar de não comentar muito continuo a visitar o seu local todos os dias.

a-la-minute disse...

Tanta associação para quê? Metam-se no PSD que nós defendemos os monumentos e o património. A ADE também foi feita para isso e portanto se quiserem juntem-se a nós.
Fazer outra associação é uma asneira e reactivar a ADEME ainda pior porque é só gente ultrapassada e doente como o César que tem uma fixação pelo Tiago.

Scottish disse...

Caro amigo Conselheiro.
Creio que alguns destes comentários não deixam de ter a sua lógica. Apesar do post ser bastante claro nas intenções, leia-se não fazer mais uma rampa de lançamento política, o timing poderá não ser o mais indicado, como refere o Xavier.
Estou de acordo que se deveria fazer uma Associação deste tipo, em prol do desenvolvimento do nosso concelho. Mas ao mesmo tempo acho pertinente o comentário do Três horas da manhã, em que assim poderemos estar a criar divisões, com tantas Associações.
Creio que este assunto deve ser bem apresentado, pois como Elvense de gema, quero que o desenvolvimento na terrinha seja a palavra de ordem.
Grande Abraço

Nuno disse...

Uma associação de defesa do património não me parece uma iniciativa tão desparatada assim, desde que sem qualquer tipo de ligações partidarias, nem a poderes instituidos. A mais valia de uma asociação deste tipo, esta no contributo imparcial, que esta, deve prestar a todos os cidadãos, contribuindo com o estudo, promoção e divulgação do património elvense, sempre de forma isenta e independente, sem qualquer ligação aos poderes instituidos, o que não significa que não se trabalhe conjuntamente com os diversos poderes, sempre que dai resultar beneficios para o patrimonio elvense.
Parece-me e desejo, que uma associação desde âmbito nunca sera prejudicial, mas antes um importante contributo para o património e memória elvense, desde que não detenha qualquer ligação politica, seja de que espectro for.
Nuno

Search