edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 3.1.08
Etiquetas:

Olhando para o ano de 2007 em retrospectiva, este iniciou-se com uma boa nova para os Elvenses, com a atribuição pelo Expresso da 12ª posição como uma cidade ideal para residir. Ainda em Janeiro o Hospital de Sta. Luzia era integrado na Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, juntamente com o hospital portalegrense e todos os centros de saúde do distrito; foi neste mês que o blogue dedicou uma semana à mobilidade na cidade, tendo escrito à data: “O que vai continuar será o maior problema de mobilidade existente no Concelho e que se refere à passagem de nível desnivelada à entrada de Sta. Eulália, que constituí um ponto negro na circulação automóvel entre Elvas e esta aldeia e daí à Capital de Distrito. Não seria esta uma oportunidade solucionar aquele ponto de perigosidade?”.
Em Fevereiro já a Cidade fervilhava quanto ao arranjo urbanístico a dar à rotunda do Aqueduto, havendo quem afirma-se que a estátua do Regedor estava pronta para ser ali erguida. A opinião deste Velho Conselheiro previa uma solução minimalista e não obstrutiva do grande ex-líbris da cidade, e felizmente foi essa a opção escolhida. Foi também por esta altura que o negócio da água levantou muita fervura no concelho e disso mesmo o blogue reflectiu e avançou vencedores de um concurso internacional, que ainda hoje está por resolver. Foi também amplamente reforçado o papel cívico do blogue convidando personalidades de vários sectores para escreverem sobre a interrupção voluntária da gravidez.
Em Março, uma sondagem online questionava sobre a regulação do trânsito na rua da Cadeia, à qual se associou a RR Elvas promovendo outra similar, e onde era proposta o corte de trânsito naquela artéria. O povo disse: “não, está bem como está.” Foi também nestas datas que Elvas recebeu a notícia que não perderia a sua esquadra da PSP mas sim os postos da GNR espalhados pelo concelho. Pouco depois é o jornal Hoy que faz titular da nossa cidade como: “Rondão City”. Tema de um édito foi também a não publicitação dos emails dos eleitos nos vários órgãos das autarquias locais, facto que ainda hoje persiste.
Chega Abril da revolução e da retirada das antenas dos telhados do Burgo. Tema que aqui o Zé de Mello tentou passar de forma lúdica e educativa, tendo inclusive formulado um pedido de esclarecimento ao Palácio do Regedor, que prontamente respondeu resolvendo assim dúvidas que persistiam na opinião pública. A Campanha Regresso a Casa, em favor da restituição do órgão de tubos da Sé de Elvas, continua hoje em dia, e teve nesse Abril, repercussão nos medias locais devido aos esclarecimentos que aqui trouxemos por parte de quem ainda hoje tem em seu poder este património dos Elvenses.
E Maio trouxe uma triste notícia que encheu de água os olhos daqueles que tinham em António Petronilho um exemplo.

O tabu do Regedor foi tema de um dos mais “linkados” éditos até hoje escritos por este Velho Conselheiro. Enquanto a cidade e os seus jovens se gladiavam em torno às políticas de juventude e pseudo semanas académicas, fazendo entrar no discurso do Regedor os jovens até à data tratados como arraia-miúda.
Recordar Junho é praia e sol mas também a satisfação do regedor ter respondido às questões colocadas por este blogue no programa da Rádio Despertar de Estremoz. Recordemos: «À pergunta sobre o resgate do órgão da Sé de Elvas, este respondeu que se trata de um problema litigioso sobre o qual nada pode fazer a autarquia elvense. Numa segunda questão sobre a falta de placas de informação turística na A6, ficou a informação que mensalmente este insiste sobre o assunto com a Brisa e que brevemente irá reforçar esta insistência com a concessionária da auto-estrada. A última questão, provocatória, sobre a putativa candidatura à presidência da Região Alentejo, este rogou ao Senhor Jesus da Piedade que o proteja e lhe permita chegar a 2010 e "logo se verá".»
Preparando lenta e constantemente as próximas autárquicas o Regedor aproveita o Verão para despromover o Vice Regedor até à reestruturação de pelouros que terá lugar em finais do ano. Julho mês de férias e de muitos turista em Elvas é a ocasião para que deste aqui se proponha ao Palácio a criação do ElvasPass, como meio de promoção turístico e prolongamento da estadia de quem nos visita. Ao mesmo tempo que se exige que o circuito das muralhas entre as Portas de Olivença e da Esquina seja implementado, dias antes da realização da Cimeira de Especialista em Fortificações Abaluartadas que trouxe até Elvas os melhores na matéria. Passavam assim dois anos desde o inicio deste projecto.
Em Agosto para além do fracasso na obtenção do título Guinness de maior pombal urbano do mundo fica o registo da eleição das Maravilhas e Horrores da cidade, enquanto em Setembro para além de ter trazido até aos Elvenses mais um S. Mateus, trouxe também a visita do Primeiro-ministro da Nação, onde o povo lhe agradeceu o encerramento de serviços públicos no concelho entre calorosas aclamações. É também em Setembro que mais um periódico de tiragem nacional ruma a Elvas para perceber o fascínio que a população tem pelo seu Regedor e pela repetida utilização do seu nome em edifícios públicos e até privados. Foi o DN que titulou: “Se há placas por todo o lado é porque há obra” – parafraseando o Regedor. Ainda antes do S. Mateus o Regedor tira mais uma da manga, o convite a Joe Berardo para a aquisição do Forte da Graça e a notícia do arranque das obras na Ponte da Ajuda. Outubro foi mês para a abertura da 2ª exposição do MACE, uma das grandes obras do regime, mas também foi o mês para solicitar que se gastassem alguns euros no reforço da iluminação artística da Fonte da Misericórdia, às candeias com apenas uma lâmpada acesa.
Novembro abre com a confirmação do fechos dos postos da GNR em Vila Boim e Sta Eulália e encerra com a subida a Vice-Regedor Sombra da vereadora Elsa Grilo.
Dezembro tempo de natais leva o regedor a uma entrevista à emissora católica local, uma tourada para os amigos dos senhores e a promessa de que em 2008, e após os Prémios Zé de Mello, o blogue terá novidades tranquilizadoras para algumas mentes da cidade.

0 comentários:

Search