edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 8.12.05
Etiquetas:



Construida sobre a muralha seiscentista, junto à Porta da Esquina, é uma obra do sec. XVII, reconstruida posteriormente. A capela tem acesso por uma escada de mármore com silhares e guarnição de azulejos polícromos do sec. XVIII.
O templo, de reduzidas dimensões, tem a forma semi esférica, e à direita um corpo apainelado com torre sineira de dois olhais decorada com escudo, coroa e as iniciais N.S.D.C.. Na fachada do corpo anexo encontramos, em azulejos, as armas reais e a data de 1867. O interior tem cobertura azulejar do tipo avulso, de florões e com as armas portuguesas. A capela é fechado por portão de ferro forjado e o seu interior foi remodelado na 1º metade do sec. XX.
Lugar de romaria a 8 de Dezembro, festa da Imaculada Conceição, esta capela tem confraria própria, responsável pela sua manutenção. Nas proximidades existe um miradouro, local ideal para observar o Aqueduto da Amoreira desde a cidade e de uma perspectiva superior.

1 comentários:

Anónimo disse...

Ola. Não conhecia este blog sobre a nossa cidade, mas gostei bastante. Força, e prometo ir comentando os posts que forem aparecendo. Um abraço aos elementos ligados a este blog.

Search