No próximo dia 26 será a vez da Dinastia Moura rumar até ao Coliseu de Elvas para uma corrida de angariação de fundos para os Bombeiros Voluntários de Elvas. Espera este Velho Conselheiro que desta vez a população vá em massa apoiar os soldados da paz elvense.
É hoje inaugurada a exposição "Percurso" da autoria da Elvense por adopção, Maria José Rijo, pelas 18h30, no Museu de Fotografia João Carpinteiro, integrada nas Festas da Cidade / S. Mateus'08
A exposição, que estará patente até 9 de Novembro, contará certamente com a adesão de muitos filhos de Elvas que irão descobrir nestes retalhos de vida uma Mulher que ama a sua Cidade e os seus.
Recordamos que Maria José Rijo recebeu em 2007 um galardão Especial nos Prémios Zé de Mello'07. (ver aqui)
As inscrições encontram-se abertas até dia 23 de Setembro, com o preço de 15€, incluindo almoço.
O programa será: 8:00h Abertura de Secretariado (Junto ao Estádio municipal de Elvas); 9:00h Inicio da prova; 12:00h Banhos no Estádio de Atletismo; 13:30h Almoço Convívio.
Afim de promover o evento junto dos jovens elvenses, realiza-se o concurso artístico “Património nas tuas mãos”, com o tema “Património Cultural do Concelho de Elvas”, estando aberto a trabalhos de fotografia, pintura e escultura, pondendo os trabalhos ser entregues até dia 6 de Outubro, recebendo os vencedores diversos prémios, para além da exposição de todos os trabalhos entregues no decorrer do Certame.
O Regulamento e outras informações estão disponivéis no Palácio digital.
Passados mais de 10 anos desta intervenção aquela fonte transformou-se num charco que em nada dignifica um dos eixos de entrada no centro histórico e comercial do burgo.
Quem entra pela Avenida de Badajoz, sobe o Viaduto das Portas de Évora e encontra a Fonte Seiscentista de Mármore não espera encontrar na continuação uma fonte multicolor de deficiente funcionamento, como aperitivo para o arranjo urbano da Rua da Cadeia, mais sóbrio e dentro da linha que se espera encontrar num Centro Histórico que se quer preservado, mas vivido.
Sugere este Velho Conselheiro que aquela "poça" seja objecto de um trabalho de reestruturação por iniciativa do Regedor, aproveitando os conhecimentos que os técnicos do Palácio já demonstraram noutros espaços urbanos do Concelho.
Com a inauguração nos finais de Julho da última fase de requalificação do Jardim do Rossio é agora a vez da requalificação ambiental e urbana do Jardim das Laranjeiras, com a recuperação das muralhas, tanques, fontes, uniformização de pavimentos, canteiros e canais de condução de água, com instalação de iluminação, num investimento do Palácio do Regedor que supera os 400 mil euros.
Segundo informa a Palácio Digital, a partir de hoje, dia 9, o trânsito entre o Bairro da Boa-Fé e o Rui de Melo está de novo aberto à circulação. Recordemos que os trabalhos anteriormente tinha uma previsão de corte ao trafego de apenas alguns dias, mas devido aos trabalhos de terraplanagem o Palácio do Regedor viu-se obrigado a prolongar esta situação, mas atendendo ao aproximar das Festas da Cidade, foram concluídos antes destas.
Os trabalhos continuarão agora entre o entroncamento de Portalegre e o Aqueduto da Amoreira sem que seja necessário o corte do trânsito, mas aconselhando cuidado ao circular naquela artéria.
Recordemos que dentro de um ano o Regedor procederá à inauguração da Circular à Cidade, num investimento de 3,3 milhões de euros (nesta 3ª fase), aumentando a segurança rodoviária, diminuindo os tempos de percurso nas principais ligações entre zonas habitacionais, criando mais lugares de estacionamento, para além da instalação de uma fonte luminosa e um novo ordenamento do trânsito.
Este ano, e pensa este Velho Conselheiro que numa iniciativa do TudoBen e por 1ª vez as Festas da Cidade terão um site em exclusivo para promocionar a Feira de S. Mateus e a Romaria ao Senhor Jesus da Piedade!
Pode conhecer tudo sobre a Festa da Cidade aqui
Com esta nova estrutura dedicada ao espectáculo taurino, Elvas tornou-se no Concelho de Portugal com mais estruturas desta natureza.
- O Aqueduto da Amoreira, aguarda uma iluminação digna prometida pelo Regedor, mas enquanto não chega pelo menos que se aproveite a existente acendendo todos os focos e direccionando-os devidamente!
- O Pelourinho da Cidade só precisa que aquele ponto de luz esteja acesso!
- As portas da Muralha Seiscentista, para além de se encontrarem sem iluminação artística, também não têm para quem por elas circula, nomeadamente as exteriores da Esquina e a de Olivença que continuam sem uma única lâmpada acesa!
- A Fonte da Misericórdia tem deficiente iluminação.
- Igreja da Misericordia só precisa de umas lâmpadas novas.
- E claro, a Torre Fernandina continua fechada à fruição pública e sem uma lâmpada que a ilumine!
Um pouco por todo o Alentejo esta feira e romaria significam o fim do verão e o inicio do tempo mais frio.
Este ano o blogue Tas Ca antecipando-se ao que costuma ser um dos temas de conversa pós festejos tem dinamizado um debate de ideias em que o futuro desta Festa da Cidade é amplamente argumentado e contra-argumentado.
Fica aqui o desafio a todos os que por aqui passem para visitarem este blogue e colaborarem na discussão.
Bem Hajam os tasqueiros pela iniciativa.
A ExtremAlentejo, associação transfronteiriça de localidades da raia, que reúne os municípios alentejanos de Arronches, Campo Maior, Estremoz, Elvas e Portalegre aos extremenhos de Badajoz, Olivença, La Codosera e Alburquerque, constituída pelo Acordo de Olivença assinado em Março'08, espera ter até final deste ano constituir-se como Agrupamento Europeio de Cooperação Territorial.
Ainda que nao estejam distribuidas as funçoes a cada um dos municipios participantes neste AECT, sabe-se já que a sua sede será em Badajoz e que terá um orçamento de um milhao de euros, recebendo cada um 100.000 euros enquanto a capital pacense receberá o dobro devido à sua dimensao.