edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 30.9.08
Etiquetas:

O S. Mateus para os Elvenses significa estar em família, significa devoção, regresso a casa, encontro com os tempos vividos mas também um olhar para o futuro.
Nos últimos 25 anos a feira e arraial que se vive em redor do Santuário do S.J.Piedade tem sofrido transformações que mais não são que o reflexo da vida contemporânea. Uma vida que faz com que os "camponeses" regressem a Campo Maior depois dos Pendões ou ao fim de um serão de feira. Ir até ao Parque da Piedade era sempre uma pequena aventura e um dia especial. Hoje, mesmo desde as aldeias do concelho, em 15 a 20 minutos faz-se o percurso desde a casa de família até à Piedade. Olhar para a feira e romaria com uma perspectiva actual fará com que esta tenha mais ou menos pontos de interesse, consoante as expectativas pessoais de cada um.
A Romaria ao Senhor Jesus da Piedade e a Feira de S. Mateus são as Festas da Cidade. Ou tende a sê-lo, pois para além de uma ou outra exposição de carácter cultural, evento desportivo ou espectáculo tauromáquico, as actividades de festejo são inexistentes ou pouco significativas. Tornar o S. Mateus nas Festas da Cidade presupõe que toda a comunidade comungue do sentimento festivo proporcionando-lhes pontos de interesse também fora do recinto da feira.
Também este ano houve o que poderá vir a ser o S. Mateus Jovem. Um conjunto de concertos para a malta jovem, junto ao espaço lúdico e de bares da feira. O futuro do S. Mateus está nesta juventude que temos que "viciar" em estar e partilhar o parque da Piedade como um espaço de encontro. Dotar de atractivos vários o recinto para um público mais jovem é uma das prioridades que devem reger as entidades organizadoras.
Outra das transformações sofridas no último quartel foram as alterações urbanísticas que o recinto tem sido alvo. A construção da parte superior do parque, contigua à Av. de Badajoz, e a mais recente urbanização junto do Santuário transformaram o parque romântico do XIX num espaço que aos poucos se engloba na malha urbana da Cidade.
A falta de visão estratégica para a Cidade fez com que o parque da Piedade, e o seu entorno, fossem preteridos como localização excepcional para construção do espaço expositivo do Concelho e o mesmo tenha sido colocado nas Fontainhas, na rotunda da Av. da Europa. Recentemente, nos dois últimos anos, o Regedor tem expressado publicamente o seu desejo de adaptar o parque de feiras da Confraria num espaço moderno e adaptado às exigências dos utilizadores. Recordemos ainda que está prometido pelo executivo municipal a alargamento do Centro de Negócios Transfronteiriços, pois este considera que o espaço se tornou pequeno para alguns dos eventos ali realizados.
O entrelaçado de sinteses que acima postámos, serve para demonstrar que na Cidade de Elvas existem neste momento dois grandes pólos para realização de eventos: o CNT e o Parque da Piedade. Se o primeiro está destinado a albergar mostras e exposições ao longo do ano, já o Parque da Piedade tem como perfil ser o espaço de feiras, quer a quinzenal, a de Maio quer o S. Mateus. Numa óptica de concentração de circuitos urbanos teria sido mais vantajoso para a Cidade que o CNT tivesse sido erguido na zona da Piedade o qual poderia acolher agora a Expo que o Palácio do Regedor organiza dentro do S. Mateus "tradicional".
A pretensão de construir grandes naves que num futuro acolham feiras temáticas e sirvam para a Expo S. Mateus pode ser uma solução para dar uma maior dignidade ao evento, mas não podemos esquecer-nos que a decisão já é tardia e que a mesma deveria ter sido tomada há um par de anos atrás aquando da construção do CNT. A localização ideal dessas naves seria sempre remetida para a faixa de terreno que vai desde o Parque de Campismo até à Av. da Piedade criando assim uma nova zona expositiva que co-existisse com a tradicional feira.
Para terminar esta breve reflexão sobre o S. Mateus e o seu provenir, bem como a solução estratégica para o futuro do S. Mateus / Festas da Cidade e os futuros hipotéticos pavilhões talvés sejam estes também aqueles que num futuro acolham a Feira de Maio, transformada na grande montra das actividades económicas do Concelho num revivalismo da FACIPE.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 29.9.08
Etiquetas: ,



Enquanto estavamos pelas Festas da Cidade / S. Mateus'08, o Ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira, apresentou a Lei de Programação e Infra-Estruturas Militares (LPIM), que tinha sido aprovada em Conselho de Ministros, na passada quinta-feira, por decreto-lei, e que traz novidades para a nossa Cidade.


Apesar de não ser conhecida a listagem completa, sabemos já pelos media nacionais que Elvas é o concelho com mais imóveis previstos na LPIM, com 18% do total.


Não se tratando de venda dos imóveis, mas sim da sua concessão por vários anos, uma das jóias da alienação, e claro, a jóia do património militar elvense, o Forte da Graça estará entre os edificios que serão disponibilizados aos agentes económicos.


Para este Velho Conselheiro esta oportunidade poderá ser a tábua de salvação para mais alguns edíficios do burgo. Recordemos que o Palácio do Regedor está à algum tempo tentando que o Governo da Nação lhe disponibilize por exemplo a antiga Manutenção Militar para aí instalar os Museus de Arquelogia e do Mundo Rural.


Quanto ao Forte da Graça esperemos que seja finalmente entregue a privados, ou quem sabe ao próprio Palácio do Regedor, e nele seja projectado uma utilidade privado-pública que permita dar vida áquele complexo e simultaneamente o devolva ao usofruto da população e de todos aqueles que visitam a nossa Elvas.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 26.9.08

Eu nasci no Alentejo


À beira do Guadiana


Sinto orgulho quando vejo


A paisagem Alentejana!





Uma malta da cidade


Chamou-me de provinciano


Eu tenho grande vaidade


De ter nascido alentejano!





Eu nasci no Alentejo


À beira do Guadiana


Sinto orgulho quando vejo


A paisagem Alentejana!




Ó Elvas, ó Elvas


Badajoz à vista.


Sou contrabandista


De amor e saudade


Transporto no peito


A minha cidade. A minha cidade. A minha cidade.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 25.9.08
Etiquetas: ,

SANTIAGO CAMBERO no Jornal HOY

Ayer se celebró la onomástica de san Mateo, iniciándose un periodo festivo en tantos pueblos y ciudades, anuncio de la estación otoñal. Este santo es patrono de aduaneros, loteros, estanqueros y recaudadores de hacienda. Mal asunto en tiempo de crisis económica y financiera... ¿Apiádate de nosotros!

Pero San Mateo también simboliza la querencia que algunos pacenses tenemos a Elvas. Localidad portuguesa a 11 kilómetros de Badajoz, que ahora disfruta de sus ferias fusionando tradición con modernidad, donde lo rural da paso a la globalización en su mercado cosmopolita. Compruébelo. Elvas siempre fue lugar de peregrinación para aquellos que se deleitan con buenas viandas marineras con sabor a bacalhau del Atlántico. Quizás ya menos para comprar la mantelería del ajuar. Lo más lamentable, es reconocer que a pesar de este intercambio comercial fluido, la mayoría de quienes residimos en esta parte de la Raya aún vivimos de espalda a la región portuguesa del Alentejo. Quizás esa afirmación deba matizarse desde la perspectiva sociológica de lo transfronterizo, pero si resaltaré ciertas notas etnográficas fruto de mi observación y conversaciones con miembros de la colonia española en Portugal -principalmente, jóvenes extremeños desplazados por motivos laborales-. Lo primero es el grado de desconfianza que presentan hacia los españoles. Por otro lado, nosotros no manifestamos interés por conocer la cultura y lengua lusa. Quizás las diferencias socio-históricas decimonónicas entre la sociedad portuguesa y española, influidas por intereses de Inglaterra y Francia en sendos territorios, impidan hoy el rebrote del llamado 'iberismo'. A todo esto, unas instituciones locales que no apuestan firmemente por la cooperación transfronteriza, en especial, desde el ámbito municipal como demuestran las autoridades de Badajoz. ¿En que estado se encuentra el proyecto de eurociudad Elvas-Badajoz? ¿Y la eurocomarca Alentejo-Extremadura? ¿Por qué no compartir servicios públicos (sanitarios, infraestructuras del AVE, etc.) en Caya? Tantas cuestiones sin respuestas Dixit.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 24.9.08
Etiquetas:


Conheces uma figura que marcou a história local ou do país com raízes elvenses?
então a tua ajuda é bem-vinda!
Sendo um sitio de construção permanente a ajuda de todos é essencial para que a história de Elvas passe também pelos que a fizeram prestando-lhes uma humilde homengem nesta galeria de notáveis.
Para tal basta enviar uma resenha bibliográfica dessa figura para o mail zedemelo@gmail.com e colocaremos online mais um Grande Elvense graças a ti.

http://osgrandeselvenses.blogspot.com

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 23.9.08
Etiquetas: , ,

A poucos dias de comemorar dois anos o pavilhão multiuso elvense encheu-se no passado domingo para a primeira das duas corridas de toiros que fazem parte das Festas da Cidade / S. Mateus'08. Foi casa cheia, algo que há muito não se via naquele espaço.

No próximo dia 26 será a vez da Dinastia Moura rumar até ao Coliseu de Elvas para uma corrida de angariação de fundos para os Bombeiros Voluntários de Elvas. Espera este Velho Conselheiro que desta vez a população vá em massa apoiar os soldados da paz elvense.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 22.9.08
Etiquetas: ,



mais informações em www.cm-elvas.pt

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 20.9.08
Etiquetas:

Bom S. Mateus a todos os Elvenses e forasteiros!

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 19.9.08
Etiquetas:


É hoje inaugurada a exposição "Percurso" da autoria da Elvense por adopção, Maria José Rijo, pelas 18h30, no Museu de Fotografia João Carpinteiro, integrada nas Festas da Cidade / S. Mateus'08

A exposição, que estará patente até 9 de Novembro, contará certamente com a adesão de muitos filhos de Elvas que irão descobrir nestes retalhos de vida uma Mulher que ama a sua Cidade e os seus.

Recordamos que Maria José Rijo recebeu em 2007 um galardão Especial nos Prémios Zé de Mello'07. (ver aqui)

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 18.9.08
Etiquetas:


"Esta Elvas, pela qual nos apaixonámos, proporciona-nos momentos únicos."

Rondão Almeida no Editorial da Revista Municipal especial S. Mateus'08

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 17.9.08
Etiquetas:


Realiza-se no dia 27 de Setembro o 1º Passeio Guiado CicloClube BTT Elvas, inserido nas Festas da Cidade de Elvas / São Mateus' 08, numa distância de 40 kms, e, com o objectivo de divulgar da modalidade e apresentação das novas instalações do clube.

As inscrições encontram-se abertas até dia 23 de Setembro, com o preço de 15€, incluindo almoço.

O programa será: 8:00h Abertura de Secretariado (Junto ao Estádio municipal de Elvas); 9:00h Inicio da prova; 12:00h Banhos no Estádio de Atletismo; 13:30h Almoço Convívio.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 16.9.08
Etiquetas: ,


No fim de semana de 17 a 19 de Outubro, o Centro de Negócios Transfronteiriços, em Elvas, recebe a I Feira do Património, numa organização do Palácio do Regedor, destinada a difundir e educar a população para a riqueza patrimonial existente no Concelho.

Afim de promover o evento junto dos jovens elvenses, realiza-se o concurso artístico “Património nas tuas mãos”, com o tema “Património Cultural do Concelho de Elvas”, estando aberto a trabalhos de fotografia, pintura e escultura, pondendo os trabalhos ser entregues até dia 6 de Outubro, recebendo os vencedores diversos prémios, para além da exposição de todos os trabalhos entregues no decorrer do Certame.
O Regulamento e outras informações estão disponivéis no Palácio digital.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 15.9.08
Etiquetas: ,


Foi inaugurado ontem o espaço verde da Urbanização da Quinta dos Arcos seguido de beberete popular de convívio dos residentes da Quinta dos Arcos e do Bairro Europa.

O Palácio do Regedor tem desenvolvido ao longo dos últimos anos um projecto de espaços verdes e de convívio civíco em vários pontos do Concelho (São Vicente, Santa Eulália, Barbacena, Vila Fernando, Terrugem e Vila Fernando) e da Cidade (Jardim Municipal, Revoltilho e Fonte da Prata), estando ainda previstas outras similares noutros pontos de Elvas como sejam o da Raposeira.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 12.9.08


Uma das primeiras intervenções "estéticas" que o Regedor operou no Centro Histórico de Elvas foi precisamente no Largo da Misericórdia, eliminando o estacionamento ali existente e criando uma praça com arborização e bancos e uma fonte ornamental.

Passados mais de 10 anos desta intervenção aquela fonte transformou-se num charco que em nada dignifica um dos eixos de entrada no centro histórico e comercial do burgo.

Quem entra pela Avenida de Badajoz, sobe o Viaduto das Portas de Évora e encontra a Fonte Seiscentista de Mármore não espera encontrar na continuação uma fonte multicolor de deficiente funcionamento, como aperitivo para o arranjo urbano da Rua da Cadeia, mais sóbrio e dentro da linha que se espera encontrar num Centro Histórico que se quer preservado, mas vivido.

Sugere este Velho Conselheiro que aquela "poça" seja objecto de um trabalho de reestruturação por iniciativa do Regedor, aproveitando os conhecimentos que os técnicos do Palácio já demonstraram noutros espaços urbanos do Concelho.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 11.9.08
Etiquetas:


A freguesia de Sta. Eulália conta apartir de hoje com um novo Parque de Feiras e Mercados, que será inaugurado hoje pelo Regedor na presença do Presidente da Junta e da população da aldeia, ao qual se seguirá um beberete popular de convívio entre a população e um espectáculo musical.

Com esta infra-estrutura a freguesia passa a contar com um espaço digno e moderno para a realização de mercados e feiras, para além de outros espectáculos e eventos.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 10.9.08
Etiquetas: ,


Um dos aspectos que neste mandato o Regedor quer deixar é a requalificação urbana do corredor Rossio de S. Francisco / Terreiro da Nazaré / Viaduto da Porta de Évora / Jardim das Laranjeiras / Jardim Municipal.

Com a inauguração nos finais de Julho da última fase de requalificação do Jardim do Rossio é agora a vez da requalificação ambiental e urbana do Jardim das Laranjeiras, com a recuperação das muralhas, tanques, fontes, uniformização de pavimentos, canteiros e canais de condução de água, com instalação de iluminação, num investimento do Palácio do Regedor que supera os 400 mil euros.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 9.9.08
Etiquetas:


Segundo informa a Palácio Digital, a partir de hoje, dia 9, o trânsito entre o Bairro da Boa-Fé e o Rui de Melo está de novo aberto à circulação. Recordemos que os trabalhos anteriormente tinha uma previsão de corte ao trafego de apenas alguns dias, mas devido aos trabalhos de terraplanagem o Palácio do Regedor viu-se obrigado a prolongar esta situação, mas atendendo ao aproximar das Festas da Cidade, foram concluídos antes destas.

Os trabalhos continuarão agora entre o entroncamento de Portalegre e o Aqueduto da Amoreira sem que seja necessário o corte do trânsito, mas aconselhando cuidado ao circular naquela artéria.

Recordemos que dentro de um ano o Regedor procederá à inauguração da Circular à Cidade, num investimento de 3,3 milhões de euros (nesta 3ª fase), aumentando a segurança rodoviária, diminuindo os tempos de percurso nas principais ligações entre zonas habitacionais, criando mais lugares de estacionamento, para além da instalação de uma fonte luminosa e um novo ordenamento do trânsito.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 8.9.08


Já esta disponível no Palácio Digital a Agenda da Cidade, respeitantes aos meses de Setembro e Outubro'08, com especial destaque para as Festas da Cidade / Feira de S. Mateus.


Nas palavras de Rondão Almeida:"Podem passar os anos, mas a tradição é inalterável para quem tem raízes nesta Cidade, para os que se emocionam quando ouvem a Banda 14 de Janeiro, na Procissão dos Pendões, a tocar o hino do Senhor da Piedade. A maior Romaria do Alentejo - há séculos que o é e assim continua - tem a grande magia de ser responsável pelo reencontro de familiares e velhos amigos, alguns mesmo a reverem-se uma vez por ano, noParque da Piedade."


Destaque também para a realização em Outubro da 5ª edição do Festival de Música de Câmara, que já recebeu um Prémio Zé de Mello, para além da I Feira do Património.


edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 5.9.08
Etiquetas:



Este ano, e pensa este Velho Conselheiro que numa iniciativa do TudoBen e por 1ª vez as Festas da Cidade terão um site em exclusivo para promocionar a Feira de S. Mateus e a Romaria ao Senhor Jesus da Piedade!

Pode conhecer tudo sobre a Festa da Cidade
aqui

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 4.9.08


Foi inaugurada no passado dia 30 de Agosto, pelo Regedor, a nova Praça de Touros de Barbacena que vem untar-se às duas outras estruturas desmontáveis adquiridas pelo Palácio do Regedor e entregues às freguesias de S. Vicente e Vila Boim. Recorde-se que para além do Coliseu na sede de Concelho existem ainda outras duas praças de touros em Santa Eulália e Terrugem.

Com esta nova estrutura dedicada ao espectáculo taurino, Elvas tornou-se no Concelho de Portugal com mais estruturas desta natureza.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 4.9.08
Etiquetas:


Completou no passado dia 2 de Setembro, mas é hoje, 5ª feira, que chega aos quiosques a edição do 58º aniversário do Semanário Linhas de Elvas.

As felicitações são para todos os trabalhadores e director daquele periódico que é um exemplo de longevidade empresarial no concelho e na região Alentejo.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 3.9.08

Há sensivelmente quinze dias publicámos aqui um édito que chamava a atenção do Palácio do Regedor para uma lista de locais patrimoniais e artérias que se encontravam nas trevas. Decidiu este Velho Conselheiro fazer uma nova ronda para constatar se a situação já fora resolvida, mas não foi o que pode observar. A situação piorou e, nas vésperas do S. Mateus e em pleno Congresso dos professores de matemática, não é esta a imagem que se quer dar aos visitantes, e com certeza não é a melhor opção para garantir a segurança das populações. Vejamos:
  • O Aqueduto da Amoreira, aguarda uma iluminação digna prometida pelo Regedor, mas enquanto não chega pelo menos que se aproveite a existente acendendo todos os focos e direccionando-os devidamente!
  • O Pelourinho da Cidade só precisa que aquele ponto de luz esteja acesso!
  • As portas da Muralha Seiscentista, para além de se encontrarem sem iluminação artística, também não têm para quem por elas circula, nomeadamente as exteriores da Esquina e a de Olivença que continuam sem uma única lâmpada acesa!
  • A Fonte da Misericórdia tem deficiente iluminação.
  • Igreja da Misericordia só precisa de umas lâmpadas novas.
  • E claro, a Torre Fernandina continua fechada à fruição pública e sem uma lâmpada que a ilumine!

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 2.9.08
Etiquetas:

Estamos já a poucos dias do inicio daquela que é o maior evento social do Concelho de Elvas, a Feira de S. Mateus. Tradicionalmente esta inicia-se com a Procissão dos Pendões que rumam desde o Centro Histórico da Cidade até ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade a 20 de Setembro.
Um pouco por todo o Alentejo esta feira e romaria significam o fim do verão e o inicio do tempo mais frio.
Este ano o blogue Tas Ca antecipando-se ao que costuma ser um dos temas de conversa pós festejos tem dinamizado um debate de ideias em que o futuro desta Festa da Cidade é amplamente argumentado e contra-argumentado.

Fica aqui o desafio a todos os que por aqui passem para visitarem este blogue e colaborarem na discussão.

Bem Hajam os tasqueiros pela iniciativa.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 1.9.08
Etiquetas:


A ExtremAlentejo, associação transfronteiriça de localidades da raia, que reúne os municípios alentejanos de Arronches, Campo Maior, Estremoz, Elvas e Portalegre aos extremenhos de Badajoz, Olivença, La Codosera e Alburquerque, constituída pelo Acordo de Olivença assinado em Março'08, espera ter até final deste ano constituir-se como Agrupamento Europeio de Cooperação Territorial.

Ainda que nao estejam distribuidas as funçoes a cada um dos municipios participantes neste AECT, sabe-se já que a sua sede será em Badajoz e que terá um orçamento de um milhao de euros, recebendo cada um 100.000 euros enquanto a capital pacense receberá o dobro devido à sua dimensao.

Search