edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 3.4.06
Etiquetas:

Situado junto à Igreja da Ordem Terceira de S. Domingos, foi um dos principais conventos de Elvas, tendo sido fundado em 1526 apartir da doação de D. Margarida Pereira e D. Joana de Brito e entregue às Freiras Xabregas de Sta. Clara, entrando em ruína no sec. XIX até que é entregue pela Arquiocese de Évora à Madre Isabel da SS. Trindade, fundadora das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres. O edifício conventual sofreu durante o séc. XX várias obras para adaptação ao recolhimento da congregação, bem como para as dependências da sua escola infantil.
Contudo a Igreja de N. Sra. Da Conceição permanece quase intocada. O exterior de aspecto simples é ramatado por frontão decorado com painel da pietá encimado por cruz de ferro forjado e dois pináculos. A entrada faz-se por duas portas com ombreiras de mármore rematadas por frontão interrompido com cruz e pináculos laterais. Estas portas laterais do templo são uma das características dos templos das Clarissas. Existe, em corpo anexo outra porta que corresponde à portaria conventual.
No interior da igreja, de traçado arquetectónico simples e de uma só nave, encontramos as paredes cobertas de azulejos policromos de 1630/40. A capela mor também com revestimento azulejar, de padrão tapete com 4 paineis de albarradas com as armas dos Farias e Britos, padroeiros desta obra, em no interior do qual estão os seus panteões. O retábulo em talha dourada, também do séc. XVII, com pinturas sobre madeira representando a Adoração de S. Francisco e Sta. Clara N. Senhora. Existe outro altar marmóreo. Ao fundo os coros encerrados por grades, sendo que o baixo se encontra também revestido por azulejos tipo padrão do séc. XVII e ainda no corpo da igreja o pulpito de marmore.

No espaço conventual merece ainda destaque o Antigo Refeitório com restos de várias pinturas murais e a portaria.

3 comentários:

Anónimo disse...

E deve estar sempre fechda...

Dina disse...

Veja só...até o José Maria Martins fala sobre a maternidade de Elvas no seu blog...
http://josemariamartins.blogspot.com/2006/03/uma-ordem-dos-advogados-ao-servio-do.html

Anónimo disse...

Uma pessoa bastante credível não haja dúvida.

Search