O tema que hoje vos traz este Velho Conselheiro é discussão e alguns foruns nacionais e e Elvas ainda não foi alvo de discussão.
A reestruturação das freguesias, dentro da nova Lei Autárquica, agora desbloqueada pelo acordo PS / PSD.
Os Senhores Presidentes de Junta perdem o voto na Assembleia Municipal, e pode ver algumas das suas freguesias anexadas ou suprimidas de forma a agilizar e modernizar a administração pública.
Vila Fernando e Barbacena poderiam ser uma única freguesia? Boa-Fé e Caia sem zona intramuros ao igual que Ajuda que incluiria toda a zona sul extramuros da Cidade e Alcaçova que alargaria a sua área a todo o centro histórico? Cenários que faltam ser discutidos no aproximar da aprovação da nova legislação.
2010 ANO DA EUROCIDADE
2 comentários:
Com a austeridade do PEC-2, a Regionalização está suspensa, parece evidente que o gasto público se multiplicaria pela criação de mais uma classe de funcionários públicos.
Seria curioso comparar se este sub-nível da Administração Local existe nos nossos congéneres europeus e avaliar quanto custa.
Enfim, fazer a relação Custo/Munícipe e comparar o Custo com a Obra.
Fusão e até extinção, por que não?
A redução do numero de freguesias,é imprescindivel,muito mais numa politica de redução de despesas a que o pais se ve obrigado,o mesmo se deve estender ao numero de elementos da assembleia municipal,nomeadamente numa cidade de provincia com menos de 20000hab.O numero de vereadores numa localidade como a nossa tb devia diminuir para 5 membros,tb devia ser proibido contratar assessores por parte dos municipios,se é para apertar o cinto que toque a todos,é justo.
Enviar um comentário