edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 30.4.09
Etiquetas: ,


Desde dia 26 de Abril, Portugal conta com mais um santo no seu santoral, trata-se de uma figura maior na história lusa, D. Nuno Álvares Pereira.

Recordemos que este nasceu a 24 de Junho de 1360, muito provavelmente em Cernache do Bonjardim ou Crato, sendo filho ilegítimo de fr. Álvaro Gonçalves Pereira, cavaleiro dos Hospitalários de S. João de Jerusalém e Prior do Crato, e de D. Iria Gonçalves do Carvalhal, esta natural de Elvas, ama da Infanta D. Brites, filha d’el Rey D. Fernando, estando sepultada Iria no Convento do Carmo em Lisboa. 

Cerca de um ano após o seu nascimento o menino foi legitimado por decreto real, solicitado por seu pai nas Cortes realizadas em Elvas em 1361, podendo assim receber a educação cavalheiresca típica dos filhos das famílias nobres do seu tempo. Aos treze anos torna-se pajem da rainha D. Leonor, tendo sido bem recebido na Corte e acabando por ser pouco depois cavaleiro. 

Aos dezasseis anos casa-se, por vontade de seu pai, com uma jovem e rica viúva, D. Leonor de Alvim. Da sua união nascem três filhos, dois do sexo masculino, que morrem em tenra idade, e uma do sexo feminino, Beatriz, a qual mais tarde viria a desposar o filho do rei D. João I, D. Afonso, primeiro duque de Bragança.

A Crónica de D. Fernando, de Fernão Lopes, refere um outro acontecimento que mostra que o futuro condestável não era ainda, na juventude, um exemplo perfeito de resignação cristã. Ao celebrarem-se as bodas da infanta Beatriz com o rei de Castela, em Elvas, Nuno e seu irmão Fernão tinham lugares marcados numa das mesas reservadas à fidalguia. Educadamente, não se apressaram a sentar-se e, quando deram por ela, as suas cadeiras estavam ocupadas. Já irritado com a celebração de um casamento no qual via uma ameaçava à soberania nacional, Nuno avançou e, conta Fernão Lopes, "com os joelhos derrubou o pé da mesa e deu com ela em terra". Depois saiu calmamente. O rei de Castela, impressionado com a audácia, terá comentado a D. Fernando: "quem tal coisa cometeu (...), para muito mais será seu coração."

Outra crónica chamada do Condestavel, no capitulo 38, volta a referir outra passagem de S. Nuno de Sta. Maria pelo nosso burgo:  Quando os seus homens saíam de Elvas o alferes que levava a bandeira, não reparando na altura das portas, partiu sem querer o estandarte do seu senhor, o que foi entendido por muitos como um mau presságio. Disseram então a Nuno Álvares que o melhor seria adiarem aquela ida a Vila Viçosa, mas o valoroso cavaleiro não deu ouvidos às superstições e limitou-se a substituir a haste da bandeira. Seguindo tranquilamente o seu caminho".

Recordemos que D. Nuno Alvares Pereira é topônimo de uma artéria no Bairro de Sta. Luzia, e que relacionado com sua mãe, podemos encontrar na Rua do Espírito Santo  uma placa que diz: “ nesta casa, nasceu a mãe de D. Nuno Alvares Pereira”

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 29.4.09

Realiza-se esta semana a 2ª edição da Feira Internacional de Património "Patrimonius", que decorrerá no CNT, junto às Fontainhas.


Este evento, que nos é apresentado como inédito em Portugal, pretende ser uma mostra do rico património Elvense. Mas afinal o que é o património? Segundo o que este Velho Conselheiro assistiu no ano passado nesta feira, utilizam um conceito restrito de património, aplicado apenas ao que consideramos herança cultural, traduzida em bens materiais representativos de obras, valores, etc.), deixando de fora outras definições de património mais alargado, como sejam hábitos, costumes, artes tradicionais e outras, de carácter não erudito e mais popular, mais ligados à etnologia e antropologia que à história que são, no fundo, o património que todos nós transportamos e transmitimos.

Fica o conselho para a Vereadora responsável pelo evento, para o alargamento e enriquecimento de esta feira com o "outro património"

O programa da feira aqui.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 28.4.09
Etiquetas:


Na última edição do Linhas de Elvas encontrámos um texto que fazia referência ao mau estado de conservação que apresentam alguns edifícios no Centro Histórico, nomeadamente na outrora movimentada Rua do Tabolado.

Hoje queremos chamar a atenção para mais um atentado ao património castrense de Elvas. Os antigos quartéis da Faceira da Cisterna, que durante anos serviram de albergaria cavalar, apresentam-se a quem circula naquela artéria como um espaço abandonado, sem portas e aberto a acolher aqueles que vivem socialmente marginalizados.

Fica a chamada de atenção aos responsáveis militares, dado que os mesmos ainda pertencem ao Ministério da Defesa, bem como ás autoridades sanitárias e policiais.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 27.4.09


Recentemente o jornal diário de Badajoz, Hoy, escrevia sobre o caminho que aquela cidade enfrenta para alcançar o "selo" de Património Mundial.


Referindo-se ao facto de já constarem na lista indicativa do Governo Espanhol as fortificações Abaluartadas da Raia, entre as quais se incluem as da cidade-irmã, bem como outras, o jornalista refere que Badajoz e o seu Ayuntamiento não têm revelado interesse pelo assunto, dando como exemplo o estado de abandono do Forte de San Cristóbal, o Forte de San Roque bem como a muralha abaluartada esperam obras de requalificação. Apresentando como exemplo o trabalho desenvolvido por Ciudad Rodrigo e Almeida na condução desta candidatura, ao qual se juntam Olivença e Elvas. 

Quanto à nossa Cidade e à candidatura das nossas Fortificações, e ouvindo o especialista da UEX em Património e líder local da pretensão de Badajoz, Moisés Cayetano, este considera que Elvas, ao enfrentar isoladamente o processo de candidatura ao reconhecimento da UNESCO, esta poderá enfraquecer as possibilidades de Badajoz.

Para José Manuel Bueno, Presidenta da Asociación Cívica Ciudad de Badajoz, urge recuperar o Forte de San Cristoval e aliar-se a Elvas para que as Muralhas de Badajoz possam ter possibilidades de candidatura.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 24.4.09

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 23.4.09


Em princípio, este agrupamento vai designar-se AECT-Guadiana Central e tem como objectivo facilitar e promover a cooperação transfronteiriça, cooperação transeuropeia e a cooperação inter-regional entre os seus membros, exclusivamente, no intuito de reforçar a coesão económica e social no território da União Europeia.

Olhando para o mapa da futura Euroregião Alentejo/Extremadura, a constituir entre a Junta da Extremadura e a CCDR Alentejo, passam a existir na zona três redes de cooperação transfronteiriça, faltando apenas que a capital desta Euroregião, a Eurocidade Elvas/Badajoz seja uma realidade, faltando, como é público, vontade política ao Alcalde de Badajoz para se criar este AECT.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 22.4.09
Etiquetas:


A 12 de Setembro'05 publicamos aqui os vários passos que um bem teria que percorrer para atingir a classificação de Património Mundial por parte da UNESCO. Vamos ver em que ponto deste caminho se encontram as Fortificações de Elvas.


Naquela data referimos que Elvas estava já incluída na Lista Indicativa de Bens a apresentar pelo Estado Português e desde então a Comissão Tecnico-Cientifica tem desenvolvido o 2º passo prepararando o Dossier de Candidatura, que se encontra finalizado, bem como os futuros instrumentos de gestão do bem, aguardando-se a sua apresentação.

Nada está ainda ganho, o 3º passo, Comissão Consultiva, terá que dar o visto bom à candidatura Elvense que depois será entre à Comissão de Património Mundial do Governo da Nação que o levará, em nome de Portugal, à apreciação da UNESCO, que se aprecia anualmente uma candidatura de cada estado-membro.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 21.4.09


Depois das últimas movimentações no Concelho em torno das associações, movimentos e outras que tais que demonstraram mais não ser que plataformas políticas, é tempo dos cidadão e das cidadãs do Concelho e de todos aqueles que se interessam pelo Concelho de Elvas manifestarem o seu interesse activo.


Se as conhecidas associações deixaram aos Elvenses a noção que estas servem para lançadeira eleitorais, é tempo de demonstrar o contrário constituindo-se uma associação apolitica e independente que tenha como objectivo a valorização da identidade cultural contribuindo para o desenvolvimento do Concelho de Elvas e zona envolvente, conhecendo, divulgando, sensibilizando e defendendo o seu património histórico, arqueológico, edificado, etnográfico, natural, paisagístico e ambiental.

Recordemos que a ADME - Associação de Defesa dos Monumentos de Elvas, fundada também ela por outro político local está inactiva, e que uma associação desde genero é um importante pólo cultural e educacional, trabalhando em conjunto com outras instituições e entidades do Concelho na persecução dos seus objectivos, trabalhando para o bem estar da sociedade Elvense.

Aproveitando esta época de eleições, em que os políticos e outros agentes que procuram o poder estão ocupados na corrida à cadeira da Rua Isabel Maria Picão, é tempo de voltar a lançar a semente deste grupo pró-Elvas.

Fica mais uma vez o convite a todos para que manifestem a sua intenção de participar num grupo de trabalho que leve a esta meta através do email assoc.cidadedeelvas@gmail.com, sendo que serão posteriormente enviados convites a algumas individualidades e instituições para participarem.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 20.4.09


Hoje, mais uma vez, queremos dedicar o édito a todos os Elvenses que nos lêem desde fora do torrão natal.


Desde norte a sul do país, mas principalmente a todos e todas que desde a Bélgica, Luxemburgo, PALOP's e outros pontos da planeta recorrem a este blogue para deixar as suas opiniões e comentários e saber da nossa visão particular sobre o Concelho de Elvas.

A todos queremos deixar um abraço e recordar-lhes que Todos Somos Elvas e contamos com eles.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 16.4.09
Etiquetas:


O Palácio do Regedor preparou para amanhã um rico programa para celebração o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Assim, aqueles que se inscreveram poderão de manhã e à tarde realizar voos em balão de ar quente, sobrevoando as Fortificações de Elvas.

Outra iniciativa inédita e que se espera "Monumental" acontecerá pelas 21.30 horas, com a projecção de desenho digital sobre a fachada do Aqueduto da Amoreira, ao som de música com DJ, seguindo-se depois uma festa até às 4 horas da manhã, animada com música e complementada pela observação nocturna dos astros.

Toda a programação aqui

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 15.4.09
Etiquetas:

Existe pela blogosfera uma rede de "jovens que pensam" e que se reconhecem mutuamente. Nos últimos dias dois dos blogues elvenses (Três Paixões e Contrastes e Bi-Polaridades) atribuiram a este Velho Conselheiro esta distinção. O reconhecimento pela escolha deste blogue aos dois "jovens", cabendo-nos agora  atribuir o presente Manifesto aos seguintes 10 pensadores:


Inspector elvense - um blogue recente mas que apresenta uma linha muito interessante

Entre Tejo e Odiana - uma viagem pelo Alentejo com uma visão plural

PSD de Elvas - por ser, neste momento, o único partido político que utiliza a blogosfera local para se dirigir ao eleitorado (venham os outros!!)

Elvas Melhor - outro blogue recente e que divulga o que se vai passando pela nossa Elvas

Fotografos de Elvas - Aos poucos tornou-se num projecto de muitos que pensam diferente.

O Concilio dos Deuses - pensa e diz o que pensa

Tribo Azul e Oiro - Uma iniciativa de louvar numa terra apatica

Elvas, Cidade Viva - um pensador à esquerda"

O Pulguedo - um pensador de direita

O Jumento - O melhor blogue nacional

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 15.4.09


Realizou-se na 4ª feira da Semana Santa o último Conclave do Palácio do Regedor, que aqui consideramos histórico.

Depois de muitas vezes aqui termos solicitado e até brincado com o facto de o principal monumento da Cidade, e, candidato a ser classificado pela UNESCO como Património Mundial, estar às escuras, eis que o Palácio do Regedor anuncia, em ano de eleições, a primeira fase da iluminação monumental da Cidade, recaindo nesta fase sobre o Castelo, a Capela de Nossa Senhora da Conceição e as Portas da Esquina, Olivença e São Vicente, num investimento de 275 mil euros.

Histórico ainda, porque se decidiu reconhecer o valor d'El Rei D. Manuel I, enquanto forjador da Elvas Moderna, elevando-o a um pedestal. Recorde-se ainda que também recentemente foi criado um prémio de investigação histórica com o nome deste monarca.

Recordemos as palavras do Regedor ao reconhecer que o Largo da Misericórdia foi transformado em "mamaracho" numa das suas primeiras intervenções urbanas no burgo. Ao pronunciar-se desta forma prometeu renovar tal praça emblemática do Centro Histórico, tendo sido aprovado neste Conclave o seu projecto de requalificação. Esperemos por conhecê-lo e esperamos que seja melhor que que o presente para um futuro melhor para os e as Elvenses.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 14.4.09
Etiquetas:






"Para que a Cidade de Elvas esteja de plena saúde, falta apenas que as nossas crianças nasçam no nosso hospital

Rondão Almeida na Sessão de Boas-Vindas à Ministra da Saúde, no dia de ontem

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 9.4.09

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 8.4.09
Etiquetas:


Se em éditos anteriores este Velho Conselheiro se debruçou sobre a ausência de uma política autárquica em matéria de turismo, é agora o momento de felicitar o Palácio do Regedor pela renovada  aposta no sector.

A desculpa habitual era que se estava a trabalhar para criar condições para uma posterior fase de promoção de Elvas como destino turístico. Esperemos que não tenhamos perdido esse tempo, pois numa breve viagem pela internet permite-nos descubrir que Alentejo é sinónimo de Évora, Beja, Estremoz, Alqueva, Marvão, Monsaraz e pouco mais, sendo que estes locais se têm afirmado no sector turístico regional e nacional, enquanto Elvas começa agora a ser tida em consideração.

De salientar a aposta, sempre feita pelo Regedor, por uma única Região de Turismo no Alentejo e o trabalho que desde a sua génese este organismo tem desenvolvido com a autarquia; para a nova sinalização, que não sendo especifica para o turismo presta esse serviço; para a remodelação do Miradouro e Parada do Castelo, que desde aqui há muito solicitávamos; a abertura das igrejas em colaboração com a Arquidiocese; a promessa de um novo site sobre Elvas do ponto de vista turístico e o Centro Interpretativo das Fortificações de Elvas, ideia recentemente apresentada pelo Palácio.

Mas isto não chega. O Zé de Mello exige mais ao Regedor.

Queremos que a abertura permanente da denominada Torre Fernandina; queremos a reabertura do Museu da Casa do Cabido; queremos uma funcional rede de museus, com bilhete único, o “Elvas Pass”; aconselhamos a criação e aproveitamento dos antigos Posto de Turismo do Morgadinho e do Caia como pólos de informação ao visitante, colocando “muppis” que permitam um primeiro contacto com a realidade patrimonial e turística do Concelho; julgamos que é necessário criar na Estrada do Bucho, ao Viaduto, o Centro de Acolhimento a Turistas, com pólo de informação turística,loja/artesanato, sala de projecção com o vídeo “Elvas, Chave do Reino” ou outros,sanitários, estacionamento para autocarros e ligeiros; imprescindível uma presença forte na Feira de Turismo de Lisboa; queremos a dinamização das Casas de Artesanato da Rua dos Quartéis; implementação do Circuito Interpretativo das Fortificações Seicentistas entre a Porta de Olivença e da Esquina, aproveitando o caminho coberto;  e a criação da imagem de marca de Elvas, Chave do Reino.

O caminho é longo, mas tendo saído com atraso temos que acelerar o passo.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 7.4.09
Etiquetas:

O tramo da Avenida de Badajoz entre a rotunda da Fonte Nova e as Sochinhas/A6, e conforme já anunciado pelo Regedor, tem em programa para os próximos anos a sua requalificação, transformando-a numa via de 4 faixas, com separador central.


Também o tramo desta avenida entre o Morgadinho e o Aqueduto da Amoreira irá ser requalificado com igual caracteristicas.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 6.4.09
Etiquetas:


O Comité de Gestão do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha - Portugal (POCET) 2007-2013, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), acordou aprovar à Eurocidade a candidatura apresentada no passado mês de Abril, com uma percentagem de financiamento a fundo perdido de 75% do montante solicitado, num valor total de 1,3 milhões de euros.

Este projecto tem como beneficiários o Concelho de Verin e o Município de Chaves e está estruturado nos eixos propostos pela Agenda Estratégica:
- Eurocidadania, no âmbito do qual se tentará promover acções dirigidas ao fomento do sentimento de pertença a uma mesma unidade territorial, para além de potenciar algumas das acções já existentes – a agenda cultural comum, por exemplo – e outras novas como o cartão do eurocidadão – com benefícios no sector público e privado para os habitantes - uma rede de transportes que ligue ambos os municípios bem como a abertura de uma Oficina Juvenil e um Local de Ensaios Transfronteiriços, localizados na antiga alfândega, em Feces de Abaixo, um edifício cuja requalificação também será co-financiada.
- Projectos de dinamização económica, entre os quais  destacamos a Unidade de Desenvolvimento de Produtos Turísticos da Eurocidade, a animação dos Centros de Comércio Tradicional, um projecto de Fronteira Comercial Aberta e um Sistema de Iniciativas Empresariais da Eurocidade.
- Território Sustentável, onde o projecto fundamental é o trabalho de base para um futuro ordenamento comum do território.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 3.4.09
Etiquetas: ,

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 2.4.09
Etiquetas:
edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 2.4.09
Etiquetas:


Numa pesquisa rotineira pela internet, e depois de uma conversa sobre os errores de uma das mais famosas enciclopedias livres da net, a Wikipédia, fomos até lá para ver o que se diz sobre o nosso Concelho.

Há variados erros ali contidos, mas entre eles resolveu este Velho Conselheiro destacar nos dados demograficos a previsão que o usuário, que preencheu os dados sobre o Concelho de Elvas, faz para 2008, onde refere que o munícipio elvense teria em 2008, quase 29.000 habitantes, justificando-se da seguinte forma: "Estima-se um grande crescimento da população de 2003 para 2008, uma vez que o concelho teve uma grande entrada de emigrantes e imigrantes na cidade e nas freguesias, estima-se que o concelho de Elvas albergue agora cerca de 30.000 habitantes, dos quais cerca de 21.000 na cidade e os restantes espalhados pelas freguesias do concelho."

Para que não restem dúvidas os últimos dados estatísticos do INE divulgados, referentes a 31 Dezembro'07 mencionam 22 279 habitantes, correspondende a uma taxa de crescimento efectivo de -0,88%.

edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 1.4.09

O Palácio do Regedor tem em desenvolvimento os trabalhos para a instalação de contentores subterrâneos de recolha de resíduos sólidos urbanos, no Centro Histórico da Cidade, terminando com os sacos, caixas e demais resíduos às portas das residências, mas também dos comércios do burgo. Se depois das 19h00, as ruas centrais apresentam uma visão desertica, pela falta de população residente e de actividades, especialmente fora do período estival, pelo menos aqueles mais distraidos que por alí possam querer passear, não encontrarão de futuro lixo e outros resíduos.


De acordo com as informações disponíveis, cada contentor terá três metros cúbicos de volume e vão ser instalados 25 pontos de recolha de lixo, em toda a zona interior à cintura de muralhas, conforme mapa que acima apresentamos, num investimento que ronda os 500 mil euros.

Saudamos a iniciativa, esperando vê-la em breve concretizada.

Search